quinta-feira, 14 de dezembro de 2017

LUZ NO NATAL QUE NÃO VEM DA ESTRELA.

 

    A Luz da estrela que guiou do Oriente até Belém os Três Reis Magos, Gaspar, Belchior e Baltasar, tem pouco ou nada a ver com a artificial folclórica dos nossos dias irradiada das lâmpadas de néon ou led que formam as figuras do Presépio ou traçam as fachadas dos prédios e o perfil das árvores dos jardins, por mais ofuscante, multicolor e intermitente que ela seja. Pouco ou nada condizem com a genuína mensagem da efeméride, especialmente para os que  vivem a quadra natalícia num espírito de Família, de Paz , de reencontro e de saudade pelos ausentes que perdemos ou estão,pontualmente, nós separados pelas contingências da vida. 

     Contudo, para além dos custos em alguns casos exagerados que as ornamentações natalícias acarretam, serão escassos os centros urbanos públicos onde não seguem a corrente em voga de instalar efeitos luminosos alusivos à quadra. E, os moradores, extrapolando para fora do ambiente familiar o entusiasmo com que adornam o presépio e o pinheiro com as atraentes luzinhas "pisca-pisca", made in China, estendem os fios até à fachada das residências e às árvores dos jardins. São as imposições da evolução natural da sociedade, a adaptação à corrente inovadora que substituiu costumes e a tradição, e o aproveitamento de novos recursos técnicos e materiais como meio de festejar um acontecimento de carater universal é compreensível e, cumprido com comedimento e razoabilidade, aprazível e desejável. 

    A Junta de Freguesia de Lanheses, anuncia assim a quadra natalícia com a iluminação da sede e da "sala de vistas", o Largo Capitão Gaspar de Castro:






   A autarquia municipal do concelho de Viana do Castelo, também com idêntica parcimónia, tem alguns dos passeios favoritos da cidade ornamentados deste modo: (outros, nada ou pouco, como a Praça da escultura de Caramuru e Catarina Ipaguaçú, quase na penumbra)


                            Praça da Liberdade
    

   
Avenida dos Combatentes da Grande Guerra

                      Idem


                      Estação dos Caminhos de Ferro


                       Jardim público (Avenida Camões)
   

  

    

       
Fotos: doLethes
Remígio Costa
         

             

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVO QUARTEL PARA A GNR, EM LANHESES

(CÓPIA)         "O ...