segunda-feira, 20 de novembro de 2017

O FUTEBOL DA NOSSA TERRA - Resultados da 11ª jornada e classificação geral.




AF Viana do Castelo
Campeonato distrital de 1ª divisão
11ª jornada
Estádio 15 de Agosto, Lanheses (Viana do Castelo)
Tempo de sol- Relvado sintético bem tratado
Assistência: em número razoável com bastantes visitantes
2017.11.19 







                       LIMIANOS DÁ #MANITA# AOS RAIANOS DE TUY


                  BARCA EM CIMA DA ÁGUA NO RIO MINHO

                   VIANENSE SEGURA CO-LIDERANÇA SEM ABASTANÇA.

                    UD LANHESES QUEM PORFIA, ALCANÇA





   UD LANHESES, 2 - AD de Chafé (Viana do Castelo), 1
                                           (ao intervalo: 0-1)

UD LANHESES alinhou: Vasco, Cruzeiro, aos 37' Gorito, Mendonça, Faizão, Alex. aos 70' Castro, Dani, Polido, Guti, aos 70' Carrilho, Kitos, Peixe (C) e Gil. Não utilizados: Rocha, Hugo, Lomba, Digo Castro e João Pedro.
Treinador: Pedro Lomba. Adjunto: Nuno Magro.

AD de Chafé alinhou: Firo, Carlos, Luís Peixoto, aos 69' Queirós, Geremmy, aos 75' João Carlos, Miguel Pereira,Tony, Cariaka, Trindade, Pinto, Rafael, Zé Miguel. Suplemtes: Teixeira, Lite,André Neiva, Queirós, Márcio, Victor e Peixoto. (Nota: foram feitas mais duas substituições na 2ª parte mas não me foi possível identificar os números exibidos na placa).
Treinador: Pedro Moreira

Árbitros: Paulo Morais, Ricardo Araújo e Filipe Dias.





GOLOS. 0-1 aos 26', por Cariaka concluindo à boca da baliza um livre direto marcado no lado esquerdo da área norte do estádio; 1-1 aos 87' por Faizão numa jogada individual conduzida pelo corredor direito do lado dos balneários concluída com remate imparável já dentro da área; 2-1 aos 90'+3´por Peixe a concluir frente a Firo sem dificuldade.

Aos 68' foi assinalada uma grande penalidade contra o Chafé; na conversão da falta, Firo g.r do Chafé defendeu o remate rasteiro do marcador, com a ressaltar para o lado onde apareceu Kitos a atirar à baliza aberta mas, ao contrário do que a todos pareceu evidente, o remate saiu rente ao poste.



COMENTÁRIO.

         O União Desportiva de Lanheses (UDL) passou por dificuldades para obter uma vitória que não se anteviam viessem a acontecer. E se a triunfo feliz alcançada acabou por premiar o esforço final da equipa para a obter, poderá em boa justiça aceitar-se que, da mesma forma, também o triunfo do AD Chafé não seria motivo para grande escândalo, tanto mais que os visitantes ficaram reduzidos a dez elementos ainda quando o marcador lhes era favorável e viram o marcador virar quando o tempo estava esgotar-se.

        O UDL não fez uma partida à altura das exibições que tem vindo a realizar, pelo menos quando joga em casa. E tal como já antes se tinha notado, parece não se dar bem, e tarda a adaptar-se, quando tem que enfrentar equipas que praticam um futebol agressivo, raçudo, prático e de progressão rápida para a baliza concluída com remate pronto e quase sempre bem enquadrado. Por outro lado, os visitantes entraram na partida desinibidos, atrevidos, ganharam superioridade no espaço intermédio, impedindo que os jogadores da equipa local tivessem bola e usassem a sua melhor técnica individual para impor o futebol mais apoiado e sistemático que vêm a adotar. Para o baixo rendimento do conjunto da casa, sobretudo até ao começo da reação verificada a partir das entradas de Castro e Carrilho a cerca de vinte minutos do termo do encontro, também terá contribuído a inadaptação ao jogo do adversário de alguns dos seus elementos. 

          Merece destaque por bem executada e determinante no triunfo, a arrancada para o golo do empate de Faizão, pedra fundamental da equipa  nesta como noutras partidas.



       Ao longo da toda a partida houve demasiadas quebras de ritmo de jogo por força das interrupções motivadas pelos repetidos pedidos de assistência dos jogadores do Chafé. É um expediente pior do que a "gripe das aves", para não mencionar outras que afligem a sociedade em geral, que não dignifica quem o usa nem quem consome futebol e vai aos jogos para o apreciar. Dar gritos e gritinhos, andar aos pulinhos e voltinhas, gritar pela mãe, perdão, pela malinha de socorros com o saco de gelo, a lata de spray e da garrafa de água fresca para atenuar os efeitos dos excessos da noite anterior na discoteca, é fazer de um jogo de futebol uma palhaçada sem graça, uma mixórdia de trafulhice para vencer sem mérito, uma ofensa para quem vai ao jogo e paga para ver. Depois, no primeiro tempo, com menos paragens, foram dados cinco (efetivos) minutos de compensação, que eu controlei; no segundo, onde terão sido mais do triplo, o árbitro concedeu seis, sendo que os dois primeiros foram passados numa assistência junto à linha a um jogador do Chafé, com o empate no marcador, e o sexto não foi cumprido porque o apito do fecho aconteceu quando ainda decorria o quinto . 



      Gozo quando ouço críticas sobre jogos cujos resultados finais se concluem depois do tempo regulamentar, isto é, aos 90'. Partidas há, que pelo tempo útil em que a bola corre andará pelos 30´/35' deveria ser obrigatório cada jogo ter três em vez de dois períodos de 45' cada...




                       JORNADA 11
                                                       Classificação



        JOGOS DA PRÓXIMA JORNADA (12)




















Fotos: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...