sábado, 20 de maio de 2017

SONDAGEM doLETHES (TERCEIRA)

             

         Quem segue e lê o que neste blogue se publica, conhece os fins e ojetivos que fundamentam as sondagens promovidas pelo gestor do doLethes, que não é  outro senão o de lembrar figuras de quem fui contemporâneo, as quais, no meu critério de avaliação e possível imparcialidade , se evidenciaram pelo mérito das ações que tiveram em prol da comunidade Lanhesense. Ficou desde logo esclarecido no começo da iniciativa que a votação não visa encontrar vencedores, quem é mais votado, mas tão somente dar a conhecer às gerações mais recentes aqueles que contribuíram, segundo as suas capacidades e competências, para que esta freguesia de Lanheses seja o que agora é, e virá a ser.

          Tendo consciência de que as consultas feitas através de meios virtuais limitam o acesso aos idosos porque apenas alguns os conhecem e sabem utilizar, sendo as novas gerações quem mais os domina e deles se servem, contava com a curiosidade de quem segue o blogue para se informar e ajudar no voto aqueles que tiverem interesse em participar. Não deixo de sentir algum desencanto pela ausência na caixa de comentários ou de sugestões (a estatística do blogue regista elevado número de cliques nas mensagens sobre o tema)  que me habilitassem a corrigir ou a melhorar o naipe dos nomeados, e a formulação do conceito sobre a figura ou figuras que entendessem ter sido relevantes para a sociedade que integraram.

           Nesta terceira auscultação optei pela inclusão dos seguintes lanhesenses:


           (ordem alfabética)


           - Padre Alberto Pinto Faria, coadjutor durante alguns anos do Abade Francisco Ribeiro da Fraga, na paróquia de Lanheses, e congregador e orientador  da juventude em atividades culturais, designadamente teatro amador.


           - António Emílio da Costa Franco, Tone da Chica, um "faz tudo" disponível para tudo e todos.


           - Francisco Dias de Carvalho, presidente da Casa do Povo aproximadamente quatro décadas.


           - João Palma Rios, fundador da Associação Humanitária e Cultural de Lanheses e fomentador do atletismo amador entre a juventude.


           - José Alves de Castro, participação na atividade de teatro amador (com muita força de vontade e abnegação dada a sua limitação física)  e atleta de futebol na equipa da Casa do Povo enquanto jovem.


           - Maria da Escola, nome por que era tratada a dona Conceição, que foi durante muitos anos funcionária na Escola Primária de Lanheses.


           - Esta terceira votação terá início hoje, dia 20 de maio, para terminar em 10 (dez)  de Junho próximo.


Remígio Costa.



Fotos: doLethes

          

1 comentário:

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...