sexta-feira, 21 de abril de 2017

FIGURAS DA NOSSA TERRA - SONDAGEM doLETHES - RESULTADOS DA VOTAÇÃO.

        


             Em setecentos e sessenta visitantes da soma das duas mensagens relacionadas com a sondagem do doLethes aqui publicadas, 220 mostraram interesse em participar numa prospeção promovida com o exclusivo objetivo de dar a conhecer ou lembrar figuras da nossa comunidade com quem convivi e cujas vidas acompanhei de perto num percurso comum em diversas áreas de interesse social, cultural e recreativo.

        A contagem deu os seguintes resultados:

                                


padre BARREIRAS
  34 (15%)
dr. MACHADO
  25 (11%)
JOSÉ AGRA
  10 (4%)
ROGÉRIO AGRA
  138 (62%)
ROGÉRIO DANTAS
  27 (12%)
ROSA FIRES
  18 (8%)

Votos apurados: 220
Sondagem fechada 


              Uma votação efetuada através dos meios informáticos (computador, telemóvel ou iPad) é condicionada por vários fatores facilmente identificáveis, porque restringe drasticamente o acesso ao voto dos mais idosos, pouco, ou nada, familiarizados com as atuais tecnologias de comunicação. São os mais jovens quem domina massivamente as modernas ferramentas de que a informática dispõe, podendo assim desequilibrar os resultados das votações; e além disso, a grande maioria não conheceu e nem terá tido sequer alguma vez ouvido falar das individualidades citadas e ainda menos da relevância do papel que tiveram na freguesia.

               Por isso, não parece apropriado estabelecer um quadro classificativo ordenado porque nesta iniciativa não estava previsto. 

               Do ponto de vista do gestor do doLethes a iniciativa chegou a um número simpático dos seus seguidores, mas não motivou suficientemente os visitantes para abrirem a caixa de comentários e expressarem um opinião, fazer sugestões ou formularem pedidos de esclarecimento, com  duas exceções que retive até este momento porque o seu conteúdo poderia interferir com a votação em curso.

              Com maior ou menos adesão, as sondagens irão continuar no doLethes. Tenho uma lista aberta de figuras que muito me apraz recordar e divulgar, porque algo do que é hoje a comunidade Lanhesense e a Freguesia se deve à meritória ação que desenvolveram e, felizmente, a minha memória não é curta e a falta de gratidão não é defeito que muito me preocupe.

Remígio Costa 

              

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...