domingo, 12 de março de 2017

ENCERRAMENTO SOLENE DA VISITA PASTORAL A LANHESES DO BISPO DA DIOCESE D. ANACLETO OLIVEIRA.







 
CONCLUSÃO DA VISITA A LANHESES DO BISPO DA DIOCESE D. ANACLETO OLIVEIRA.

    
     D. Anacleto Oliveira, Bispo de Diocese de Viana do Castelo, em visita pastoral à paróquia de Santa Eulália de Lanheses (Viana do Castelo) nos dias 3 (preparação), 10 (início da noite) e 11 e 12 do corrente mês de março, ficou concluída esta manhã na Igreja paroquial da freguesia com a realização da solene Eucaristia, no decorrer da qual o chefe hierárquico da Diocese vianense, natural de Cortes da circunscrição de Leiria-Fátima, outorgou o Sacramento da Crisma a vinte cristãos católicos de ambos os sexos. Ontem, no mesmo local, o quarto Bispo na ordem cronológica da assunção do lugar desde a criação da Diocese de Viana do Castelo, que compreende 291 paróquias, tinha igualmente presidido à Missa vespertina quaresmal após ter realizado uma digressão domiciliária a catorze pessoas encamadas ou com limitação de mobilidade autónoma.



    O Pastor Diocesano chegou pelas 10:00 horas ao adro da Igreja, sendo recebido pelo pároco residente das paróquias de Santa Eulália de Lanheses e S. Paio de Meixedo, padre Daniel da Silva Rodrigues, o qual desde o primeiro dia tem orientado e assessorado D. Anacleto, pelo Coro Paroquial, Comissão de festas em exercício e dirigentes de associações locais, seguindo desde logo para o Centro paroquial onde protagonizou um interessante diálogo com os doutrinandos inscritos nos  vários anos da catequese e correspondentes catequistas, usando de grande à vontade e arte de comunicação, de trato simples e acessível recheado de fino humor fomentador de empatia e descontração na plateia dos ouvintes.



    Com a aproximação da hora do início da Eucaristia e do Sacramento Crismal, seguiu-se na preciosa Capela do Senhor do Cruzeiro e das Necessidades a paramentação litúrgica das entidades religiosas a presidir ao Ato e dos seus acólitos, no qual ficaram integrados a partir desse momento o Bispo Auxiliar da Diocese do Porto, D. Pio Gonçalo Alves de Sousa, bem como o seu irmão padre António, capelão tenente-coronel das forças armadas na reforma, ambos naturais de Lanheses.




    No Templo lotado da comunidade católica cristã da paróquia de Lanheses, entremeada com as intervenções de qualidade do jovem Grupo Coral Paroquial de Lanheses, decorreu em ambiente de grande religiosidade e fé a Solene Eucaristia Crismal, a primeira a que presidiu na paróquia de Lanheses, D. Anacleto de Oliveira, constituindo um Ato marcante da ancestral tradição católica cristã do povo lanhesense.


    Numa referência com que pretendeu sintetizar a impressão colhida sobre a Paróquia e a sua comunidade nesta sua inédita visita, proferida na Homilia da Missa vespertina, o Senhor Bispo afirmou estar confrontado com a ilação de que "é uma gente abençoada": porque gostou dos sinais exteriores de bem-estar dos habitantes, dos lares novos e das árvores e jardins bem cuidados, do trato e das pessoas simples com quem contatou; ...(Lanheses) "é uma terra onde se vive (materialmente) bem", o que significa que "tem a bênção de Deus", garantiu.




    Receberam o Sacramento da Crisma: Acácio André Melo Correia, Adriana Maria de Castro Quintas, Alfredo Francisco Castro Alves, Alípio José Barbosa da Rocha, Ana Luísa Rodrigues Gonçalves, Ana Maria de Castro Loureiro, Beatriz Correia da Rocha, Carina Liliana Coutinho Rebouço, Catarina Isabel de Castro Lopes, Filipe Quintas da Rocha Pereira, Helena Sofia de Castro Quintas, Jorge Manuel de Castro Brito, José Paulo Lopes Dias, Luís Gabriel Barbosa da Rocha, Manuela Rodrigues Martins Gonçalves, Marco António Baptista Cerqueira, Maria Natália Pereira da Costa, Patrícia Manuela da Silva Pereira, Pedro José Costa Silva, Rodrigo Franco Alves, Sandra Carina Coutinho Rebouço e Tiago Quintas Enes.




                                
                              A VISITA PASTORAL EM IMAGENS

NO ADRO:











NO CENTRO PAROQUIAL: 










                 
                      Recompondo o solidéu que antes colocara na cabeça de uma criança


 D. Anacleto, tal e qual.




NA CAPELA COM FACHADA DECORATIVA RELIGIOSA EM ESTILO ROCAILLE







 D. PIO GONÇALO ALVES DE SOUSA, Bispo auxiliar da Diocese do Porto, natural de Lanheses.


A CAMINHO DA MISSA CARISMAL NA IGREJA










                            A BENÇÃO PASTORAL

Foto: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...