sábado, 3 de dezembro de 2016

A SABEDORIA DO "BORDA D'ÁGUA" (O Verdadeiro Almanaque)

     
    Antigo de 88 anos, o BORDA D'ÁGUA -o Verdadeiro Almanaque- desincomodado  com o vertiginoso avanço dos meios tecnológico que criaram novos e sofisticados meios virtuais que disponibilizam aos utilizadores uma inesgotável fonte de dados e informações em tempo real, aparece regularmente nas bancas no início do inverno, em papel de formato A5 com texto em carateres gráficos clássicos e a original figura de fraque e cartola e óculos de fundo de garrafa sobraçando um guarda chuva, com o "Reportório útil a toda a gente", "Contendo todos os dados astronómicos e religiosos e muitas indicações úteis de interesse geral", "Para 2017 (Comum)".

    Verdadeiro. Nas 25 pequenas páginas da publicação há informação e dados para quase tudo que interesse à vida quotidiana de um mortal: calendário do ano que vai entrar, dados exaustivos para cada um dos doze meses do ano com oráculo, astrologia, agricultura - jardinagem - animais, fases da lua, santos comemorados, adágios, hora do nascer e do por do sol, o aumento diário dos dias em Lisboa e no Porto, previsões dobre o estado de tempo em determinadas fases do ano, períodos para as plantações e semeaduras,  signos e horóscopos, eclipses com início, duração e termo, do sol e da lua e locais onde podem ser avistados, festas e feiras com as datas e os locais onde ocorrem no país, relação de um ror de  mercados e feiras semanais, quinzenais e mensais permanentes e móveis, terminando com o "JUÍZO DO ANO", na contracapa para 2017 de que transcrevo os dois últimos interessantes parágrafos "O vento e a chuva continuarão a ter um efeito muito benéfico na natureza. Haverá abundância e crescimento económico e social.
Comemora-se também o centenário da virgem santíssima Nossa Senhora de Fátima. É o ano da busca eficaz do equilíbrio" (o sublinhado é da minha iniciativa)

        Pelo almanaque fiquei a saber que o mês em que nasci, Julho, "...os homens são altivos, orgulhosos,e valentes, generosos, boa figura. São amáveis e serviçais, agradam bastante às mulheres. De espírito elevado, gostam de harmonia, Vencem habitualmente na vida.". 

       Por €2,10, (IVA incluído). Também em Lanheses.





       Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...