segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A PREPARAR A SUBIDA DAS LAMPREIAS.

   Falta pouco. De agora a menos de uma semana entra em vigor a autorização legal da safra da lampreia no rio Lima. Barquinhas estão preparadas, os pescadores escolhem os melhores locais do leito para colocarem os ramos presos aos calhaus que os fixam na areia. Como não há dia marcado para a subida até aos locais da desova é de crer que os pescadores do saboroso ciclóstomo as vejam passar há já algum tempo com vontade de lhes poupar o esforço para vencer a corrente. Ah! mas se eles se preocupam com a pesca também há olhos a vigiar a ação ilegal dos ávidos predadores que arriscam "fisgar" à revelia da legalidade.

   Beneficiando da ausência de cheias a água corre calma e límpida, permitindo uma excelente visibilidade para usar o esporão em forma de gancho que prende a lampreia pelo bojo quando ela se prende à pedra a ganhar folgo, antes de retomar a maratona. Se for "ano de lampreia" os apreciadores não deverão queixar-se dos preços, pelo menos depois que os mais impacientes se tenham banqueteado "à tripa forra".

   Contudo, não há pressa. Há meses com a letra "r" até Abril nos quais a qualidade do peixe se mantêm inalterada.

   


Foto: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...