sábado, 30 de abril de 2016

ATO DE CELEBRAÇÃO DO "DIA DA FREGUESIA" DE LANHESES (Viana do Castelo)


                                                                 A MESA


              Decorreu ontem na sede da Junta de Freguesia a celebração do "DIA DA FREGUESIA" DE LANHESES (Viana do Castelo), visando comemorar a elevação da freguesia a concelho por Decreto régio de D. Maria I datado de 29 de Abril de 1793, concedido a Sebastião de Abreu Pereira Cyrne Peixoto, Sargento Mor do Reino, o qual viria a ser extinto em 1835 com a abolição no ano anterior dos senhorios, pondo fim a 42 anos da designação de "Vila Nova de Lanhezes".

     As cerimónias principiaram na Igreja paroquial com a colocação de uma coroa de flores no túmulo da Casa dos Ricaldes existente na capela mor, pelo representante dos Condes de Almada, D. Lourenço de Almada, atual titular da Casa do Paço na linha parental da filha única de Sebastião Peixoto, D. Maria Francisca de Abreu Pereira Cirne Peixoto e Ricalde esposa de D. Antão José Maria de Almada, no que foi acompanhado pelo presidente da Junta de Freguesia, Filipe Rocha.

                          Filipe Rocha, presidente da Junta
    

            Em sessão solene iniciada a partir das  20:30 horas que decorreu no Auditório Gabriel Gonçalves , com a presença do Executivo da Junta de Freguesia e, em representação da Câmara Municipal concelhia, do vereador para o desporto e lazer, Vítor Lemos, o presidente Filipe Rocha deu início às intervenções fazendo uma breve introdução sobre o que a evocação da data tem de significante para a história de freguesia, o crescente desenvolvimento desta e as aspirações que a animam e que os lanhesenses pretendem ver concretizadas, para a seguir, abordar a escolha da ação da imprensa em prol de Lanheses como tema da comemoração deste ano sobre a qual versa a Exposição montada na Biblioteca e Museu da Sede da Junta. Para falar sobre o assunto, passou a palavra ao convidado Amaro Rocha, do lugar da Taboneira, um lanhesense muito interessado que procura acompanhar a par e passo as atividades e acontecimentos da atualidade comunitária que vão acontecendo na freguesia e que regista e conserva para memória futura e que agora cedeu para a Exposição aberta ao público. A encerrar a cerimónia mais formal usou da palavra o vereador Vítor Lemos  para manifestar a sua satisfação por estar de novo com a gente de Lanheses por quem nutre especial apreço e cujo desenvolvimento em vários campos da economia vem observando com muito agrado, aproveitando para anunciar a criação para breve no Parque Empresarial na Zona Industrial de mais três ou quatro novas fábricas na área da indústria automóvel, as quais não deixarão de ter reflexos na diminuição da taxa de desemprego no concelho de Viana do Castelo atualmente na ordem dos 12% que espera poder ver baixar até menos de  11%.

                                         Amaro Rocha
       

      Na sala da Biblioteca e no Museu foi a seguir aberta a Exposição do material recolhido sobre a atividade da imprensa na freguesia por ação de Rosa Castroe outros colaboradores, onde constam exemplares de edições de jornais publicados por diferentes entidades, entretanto extintos, bem como as que recorrem aos bloggers explorando as novas tecnologias. João Castro e Silva, mediador de seguros residente no lugar da Casal Maior, foi quem mais contribuiu para a amostragem de edições de publicações em papel graças à recolha que tem vindo a fazer por iniciativa própria ao longo de muitos anos. Como nota curiosa está exposto um exemplar manuscrito por Manuel Castro, com o preço de um escudo (!). Quiçá por opção, não foi feita qualquer referência à existência de correspondentes locais de órgãos de informação concelhios, como a "A Aurora do Lima" e outros.



                                 Vitor Lemos, vereador.

            Filipe Rocha abriu também um novo portal da Junta com expressiva  configuração e atualização, introduzindo opções a que os cidadãos poderão aceder para resolver assuntos sem necessidade de deslocação aos serviços administrativos. 
    
      No alpendre da sede da Junta decorreu depois um Porto de honra com a participação de todos os presentes, tendo sido servidos alguns petiscos caseiros com vinho verde da região, seguindo-se a reprise no Auditório Gabriel Gonçalves da rábula "Ai, Senhor Professor!", pelo Teatro Amador de Lanheses (TAL), há pouco tempo estreada no mesmo local, com que ficou preenchido o programa estabelecido para a celebração do Dia da Freguesia de 2016.

                 Daniel Rodrigues, pároco residente da freguesia
 


Fotos: doLethes
Remígio Costa

                                 O NOVO PORTAL DA JUNTA





                                             
                                                JORNAIS EM EXPOSIÇÃO




                                                Vítor Lemos e Jone Costa

                                              João Castro e Silva










                                                         BLOGUES


                                PORTO DE HONRA
      


                                            AI, SENHOR PROFESSOR!










                                  T.A.L. / Teatro Amador de Lanheses

                                     sinopse e elenco

                                           Publico

 RC.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...