sexta-feira, 25 de março de 2016

O MONUMENTAL EDIFÍCIO SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA DE LANHESES (Viana do Castelo).

                                                        Frente oriental

          O edifício foi construído de raiz e inaugurado em 1942 para ser escola primária até à criação do novo centro escolar do Agrupamento Escolar de Arga e Lima, de Lanheses (Viana do Castelo). Está convertido em sede da Junta de Freguesia desde 2011, tendo vindo a receber outras valências depois de sucessivas intervenções para readaptação do seu amplo espaço interior. Foram criados um pequeno museu temático que evoca a época da atividade do barro na freguesia, uma sala para reuniões e exposições permanentes ou ocasionais e um auditório dotado de excelentes condições acústicas com capacidade para cerca de oitenta lugares sentados, entre outros. Sobram ainda espaços onde poderão vir a ser realizadas ideias e ambições futuras, haja iniciativa e...capacidade económica para as concretizar.

                                                        Alçado sul

      O edifício é majestoso e exibe-se com donaire à entrada da freguesia como um lindo cartão de visita para quem vem do lado do mar, a ocidente, da montanha ao norte ou do sul atravessando a ponte ou desce pela 202 depois de passar o Largo Capitão Gaspar de Castro (o centro cívico) seguindo o movimento do sol sem precisar de desviar o olhar antes de chegar à rotunda, ao fundo. Localização de acesso fácil e de vista aberta. A conjugar a elegância com as conveniências do interesse público.

      Além de tudo

      caiado de branco, a cheirar a novo, muro de granito à vista, painéis de azulejos temáticos e uma fonte com colunas de tijolo burro onde a água é (agora) virtual,

      não é a saudade do quem ali aprendeu a crescer mas o contentamento de ver tão linda e respeitada a mãe que a muitos sob o seu manto abrigou.

                     Lanheses com "Z" porque se escreveu assim.

                                                            Lado Poente

                                             Entrada para o alpendre

                       Vista do alpendre com colunas em tijolo burro fabricado na freguesia
                                Fonte dasativada. No interior há água putável canalizada




Fotos: doLethes
Remígio Costa 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...