terça-feira, 1 de setembro de 2015

IMAGENS DO LIMA EM PONTE DE LIMA QUE JAMAIS SE REPETIRÃO.

          
                          Entre as duas pontes


                     Há já algum tempo que decorrem no leito do espelho de água formado entre as pontes romana e a da Srª da Guia, em Ponte de Lima, obras de relevo a montante e a juzante desta última travessia do rio Lima com vista à melhoria do lençol aquático que se formava no "areal" e era usado como pista de treino para a atividade de canoagem. Pela observação do atual estado dos trabalhos, poder-se-à presumir que a ideia visa ampliar a área do leito do rio e a estabilização do nível e profundidade da água a montante da ponte nova, em razão dos trabalhos que estão a ser efetuados a juzante onde decorre  a construção de um açude de cota mais elevada no local da anterior, bem como  do que julgo ser uma eclusa na margem esquerda, quiçá para a passagem de  embarcações menores e acesso das espécies que habitam no rio Lima. 

           Considerados os efeitos que a obra produzirá depois de concluída poder-se-á afirmar que Ponte de Lima nunca mais será a mesma que agora fica registada nas imagens que obtive no passado sábado, dia 29 de agosto último.

           O sucesso da escola da prática da canoagem e o prestígio das vitórias do pluricampeão velocista Fernando Pimenta na modalidade terão apressado o melhoramento do espelho que dá sem dúvida um toque de beleza à Vila que se orgulha da sua antiguidade e dos campeões que nela se criam.


   A JUZANTE DA PONTE NOVA (SENHORA DA GUIA)  


 

ENTRE AS DUAS PONTES





Fotos: doLethes
Texto: Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...