segunda-feira, 8 de junho de 2015

O RIO LIMA E AS OBRAS NA MARGEM DIREITA.

                            Margem direita

               Prosseguem na margem direita do Lima as obras de intervenção com vista a suster a erosão do local iniciadas nos últimos meses do ano de 2014. Neste momento está a proceder-se à pavimentação do caminho da veiga em cubos de granito, no troço que vai dos carvalhos antigos de interesse público das "moitas" até à ponte.


 Vista parcial da intervenção com as árvores e a vegetação plantada bem visíveis.

                   Com a maré na vazante ficam à vista coroas de areia no meio do curso do rio. Não possuo dados técnicos que o comprovem mas são visíveis as alterações destas manchas de areia que aparentam estar a dividir as águas em dois canais, à direita e à esquerda das margens. É de crer que as alterações feitas pelo plano de intervenção estejam a sortir os efeitos previstos sobretudo por ação dos esporões que agora "empurram" a corrente no sentido do sul abrandando a pressão que antes se fazia sobre a margem do lado de Lanheses.

                          Margem esquerda.

             A intervenção junto ao rio não está dissociada do Parque Verde que agora está cada vez mais a ser procurado aos fins de semana por famílias que ali fazem confraternizações e piqueniques., hábito a que os lanhesenses continuam ainda bastante indiferentes. Há, porém um detalhe que deve ser tido em conta e que a entidade competente deverá considerar e resolver com brevidade. É o caso de se usarem grelhadores amovíveis debaixo do arvoredo como pude constatar no último domingo onde testemunhei esta situação. Será necessário afixar avisos no local de que os grelhados só podem ser preparados no equipamento construído para o efeito e em nenhum caso seja autorizado fazer lume com chamas sob as copas das árvores, seja em grelhador ou em forma de fogueira.

                  Calcetamento do caminho da veiga no prolongamento do troço já existente

FOTOS: doLETHES

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...