sábado, 6 de junho de 2015

25º DESFILE DE MARCHAS DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ARGA E LIMA, em LANHESES (Viana do Castelo)

                             O DIRETOR E A ESPOSA, PADRINHOS DO DESFILE


           Cumprindo um número do programa da semana cultural que principiou com a sua entrada em funcionamento, decorreu ontem sexta feira dia 5 de Junho o 25º desfile das marchas populares da Escola EB 2,3/S a qual integra agora o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, em Lanheses (Viana do Castelo) e está a celebrar um quarto de século de funcionamento. Tal como se verificou em todas as edições anteriores, o desfile das marchas sai da Escola para percorrer o trajeto pelo centro cívico regressando ao ponto de partida para uma exibição num palco amovível, este ano levantado no átrio de entrada principal da Escola.

           O cortejo deste ano apresentou algumas novidades em relação aos anos anteriores, desde logo pela participação do próprio diretor Agostinho Gomes, o qual, com a sua esposa dona Bina, formaram o casal que abriu o desfile; também a primeira  associação de estudantes constituída na Escola se fez representar este ano no cortejo apresentando uma marcha apadrinhada por Manuel Loureiro e pela esposa dona Soledade.


                              Padrinhos de uma turma

          Numa noite muito aprazível pela temperatura amena que se fazia sentir, os marchantes foram passando sucessivamente pelo palco perante uma plateia de algumas centenas de assistentes, cabendo a apresentação de cada uma delas aos professores da Escola Manuela Castro e Manuel Brito. De cada uma foram dados os nomes dos padrinhos, a proveniência da escola que integra o Agrupamento, os temas que interpretavam, os responsáveis pela coreografia e pelo vestuário, os autores das letras das canções e das respetivas músicas, que pelo número de pessoas envolvidas em todas as áreas da sua preparação se tornaria fastidioso aqui enumerar. É devido e necessário salientar, porém, todo o excelente trabalho desenvolvido pelos criadores e responsáveis envolvidos nas marchas que se traduziu no estupendo nível exibido pelos seus atores, alguns bem pequeninos mas muito compenetrados no papel que lhes foi atribuído.

                              O maestro e a madrinha

            Há que referir que no desfile deste ano houve uma adesão muito ativa da quase totalidade do pessoal não docente do Agrupamento, como figurantes integrando uma marcha própria muito bem conseguida na cor do vestuário e nos movimentos, com o senão da escolha do tema musical, e como colaboradores da logística inerente ao desempenho das marchas. Também tiveram participação muito valiosa ex-professores que se encontram na situação de jubilados.

            O espetáculo foi encerrado com a distribuição de prémios a alunos que se distinguiram no aproveitamento escolar, momento que foi sublinhado pelas palavras de louvor aos premiados e de agradecimento proferidas pelo diretor do Agrupamento dr. Agostinho Gomes.

            

            Ficam para memória futura do belo festival da comemoração do 25º aniversário da Escola Secundária de Lanheses as fotografias possíveis por mim registadas.

                           SAÍDA  DA ESCOLA 






































                                               NO PALCO

                          Os apresentadores drª Manuela Castro e dr. Manuel Brito


           MARCHA DE FUNCIONÁRIOS NÃO DOCENTES













                                MEIXEDO




                             
PRIMEIRA DIREÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DE PAIS














































                                                  Desportistas
































                                                                       OUTRAS







fotos: doLethes
Remígio Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...