terça-feira, 1 de julho de 2014

MÉDICO LANÇA LIVRO DE POEMAS.




MÉDICO NELSON RODRIGUES
LANÇOU LIVRO DE POEMAS


O conhecido médico Nelson Rodrigues, nascido no Canadá e que desde os 3 anos dividiu a sua vida pelos Arcos de Valdevez, Ponte de Lima e Viana do Castelo, com licenciamento no Porto, lançou um livro de poemas com o pseudónimo de Luís Lenso. A obra do ‘ Primeiro Canto ‘ é iniciativa da Chiado Editora e foi apresentada com casa completamente cheia na Porta Treze ( Associação Poética de Todas as Artes ), em Vila Nova de Cerveira.  
Por impedimento do escritor luandense Luandino Vieira que esteve ausente por motivo de doença, foi Maria Seis Dedos da Direção da Associação Poética de Todas as Artes que patrocinou a apresentação do nóvel autor  que "brinca com as palavras mas estas também brincam com ele e, por vezes, brinca com o leitor", diria a certa altura. Nelson Rodrigues, na apresentação do seu primeiro livro, principiou por justificar o pseudónimo que adoptou esclarecendo que "Lenso é o anagrama do meu nome e Luís porque combina com Lenso.",


Esclareceria, ainda, que o título de Primeiro Canto tem a ver  com o facto de "entender a poesia como um canto", revelando que o desenho da capa ‘ foi o primeiro que ele fez ‘. 


.
  Luís Lenso culminaria a sua intervenção com a declamação de 2 sonetos, ‘ David e Betsabé ‘ e ‘ Prova Ontológica  da Não Existência de Deus ‘, antecedidos de uma explicação quanto à forma e conteúdo daquele do capítulo em que estavam inseridos, para logo mostrar grande admiração por Alves Redol que considerou ‘ um grande vulto do neorrealismo português ‘. Outros poemas foram ainda lidos pelas suas duas filhas, uma sobrinha e pela mãe.

Nelson Rodrigues foi o principal responsável do Centro de Saúde de Darque e actualmente é director do internato médico de medicina geral da ULSAM (Hospital Distrital de Viana do Castelo) e é presidente do Conselho  Distrital da Ordem dos Médicos desde 2008. Para além de um vasto currículo profissional, este clínico é um dos fundadores da Polaris (Associação de Astronomia vianense) e membro da Sociedade Portuguesa dos Escritores e Artistas Médicos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...