quarta-feira, 16 de julho de 2014

BRINQUINHOS DA MINHA ALDEIA

A CASA ONDE VIVEU O PROF. GABRIEL




                         Marcou várias gerações de lanhesenses e a obra que legou à nossa freguesia no âmbito da educação e cultura faz jus à memória e respeito que dele ainda perduram na nossa comunidade.

                      Filho adotivo de Lanheses, cedo a sua importante ação se fez sentir ao assumir as funções de professor na Escola Primária onde se manteve por muitos anos até decidir progredir na carreira, vindo a exercer e concluir a sua ligação ao ensino nas funções do inspector. Nos anos em que aqui exerceu, foi criador e dinamizador de muitas iniciativas de caráter cultural e cívico, escreveu livros e encenou peças teatrais interpretadas por atores amadores locais, compilou apontamentos e coligiu um manuscrito a que chamou "Subsídios para uma monografia", tendo lançado alguns anos antes do seu falecimento em Aveiro onde se havia fixado, o "Cancioneiro Temático da Ribeira Limas", com 2 500 quadras.

                     O Professor-inspetor  Manuel António Gabriel Gonçalves, viveu na casa que se mostra na fotografia na agora batizada Rua da Seara, com a esposa e as três descendentes do casal; já só corresponde no traço das linhas à imagem que tinha naquela altura, de fachada branca e lisa,  porque, tendo mudado de proprietário foi requalificada e renovada. Está diferente mas não mudou a História da figura proeminente que ali viveu.

                    

                    

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...