segunda-feira, 14 de julho de 2014

BRINQUINHOS DA MINHA ALDEIA.


                              
                              O local onde fui escolher o "Brinquinho" de hoje está localizado num pontol habitualmente identificado popularmente como "a curva do posto", isto porque a estrada que é agora a Rua da Estrada da Igreja e liga Lanheses a S. Pedro de Arcos pelo Trogal, apresentava uma curva bastante fechada e de visibilidade limitada. Atualmente, a curva está muito mais atenuada por força do alargamento da via e até o posto da GNR já não está na casa que se vê na fotografia tendo sido deslocado para o Lugar do Romão.

                              O trajeto é muito utilizado como trânsito de viaturas e pessoas tanto mais que está a escassos metros da igreja paroquial.

                                 Há anos atrás apenas a cruz se levantava ali, sem nenhuma característica evidente e sem enfeites. Depois do arranjo feito no entroncamento e a criação de uma placa redonda à volta do cruzeiro, foi plantada esta floreira em arco que alinda o espaço e confere maior simbolismo e dignidade ao modesto cruzeiro.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...