quinta-feira, 10 de julho de 2014

BRINQUINHOS DA MINHA ALDEIA.

             O PRIMEIRO CAMPO ONDE SE PRATICOU FUTEBOL EM LANHESES



                          No começo dos anos quarenta jogou-se neste local futebol! Talvez, antes. Andaria eu  nos quatro ou cinco anos quando comecei a ver praticar futebol e assisti ao primeiro desafio disputado entre jogadores de Lanheses e de Ponte de Lima. Julgo que se tratou de um torneio entre quatro equipas mas não recordo o nome delas a não ser da de Lanheses. Dos jogadores de então, ainda recordo o guarda-redes "República" (não faço a menor ideia como adquiriu a alcunha), Lima, o "Pé de Chumbo", que era de Viana do Castelo, o João Pilo, o Moisés da Latoeira, o João da Elvira, do Tone Brandão e do Chico do Vale que, cerca de vinte e tal anos depois viria a ser meu sogro.

                      Pois o "estádio", que julgo ter sido o primeiro onde se praticou futebol com regras  nesta freguesia, ocupava um campo mais ou menos plano no Lugar do Romão, de reduzidas dimensões, do lado sul da estrada Viana Ponte de Lima um pouco a montante onde é a casa do João Rocha, o Lambranca, que foi guarda-redes de topo nos anos oitenta. Não tinha qualquer bancada além de um valado do lado sul onde vi um banda de música tocar a cada golo apontado no torneio que referi e os assistentes no valado e à volta do terreno com vedação em madeira.

                           Atualmente é logradouro de cultivo de uma casa de família e, com a relva neste estado que se vê na foto, só mesmo para um pic-nic ou concerto de música  teria condições para ser utilizado. Além de pasto de animais, obviamente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...