domingo, 13 de abril de 2014

GOLEADA DE CABRITO SATISFAZ APETITE DOS ADEPTOS DO UDLANHESES

 

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa houve atentamente o presidente do UDLanheses, José Pereira, sendo fácil descortinar qual o tema abordado.


         Se os adeptos do União Desportiva de Lanheses (UDL) gostassem tanto do clube como de cabrito, as bancadas do Campo dos Cutarelos teriam que ser ampliadas, a avaliar pelo número de pessoas que quiseram manifestar o seu apoio à Direcção do clube ! É claro que para que isso pudesse acontecer a equipa de futebol teria que jogar ao nível da equipa de cozinheiras da Escola Secundária de Lanheses, onde, ontem à  noite, decorreu o III Cabrito da Páscoa, numa iniciativa que começa a ganhar estatuto de tradição. Com efeito, muitos dos que participaram neste jantar, terão sido motivados mais pela fama de que goza a equipa que confecciona diariamente na escola secundária para alunos, funcionários e corpo docente entre setecentas a oitocentas refeições, do que para contribuir para a sustentação do clube de futebol da terra. Para o presidente da Câmara do nosso concelho, José Maria Costa, que acompanhado do seu  vice-presidente Vítor Lemos, presidiu ao evento, se esta magnífica equipa se dispusesse a ir à televisão para apresentar num programa qualquer de culinária este famoso "cabrito à moda de Lanheses",. deixaria embasbacados e mudos muitos dos chefs que ali exibem os seus esquisitos arranjos culinários.

Um público louvor às trabalhadoras da cozinha do presidente da Câmara do Concelho.

          Numa estimativa "a olho", no amplo refeitório deveriam estar para cima de trezentas e vinte pessoas, onde se destacava em elevado número o elemento feminino, com predominância de  jovens casais e de idade mais avançada. Um conjunto popular constituído por elementos amadores, animou com música regional o o ambiente.


          Como é recorrente nestes ocasiões, é incontornável a intervenção de entidades presentes convidadas para que façam as considerações da praxe. Ao convite do "apresentador" Hélio Franco, membro de Junta de Freguesia, usaram da palavra o presidente do UDL, José Pereira, o director do Agrupamento Escolar de Arga e Lima, Agostinho Gomes, o presidente da Junta da Freguesia de Lanheses Filipe Rocha e, o convidado de honra, o presidente da Câmara de Viana do Castelo, engenheiro José Maria Costa. Com maior ou menor à vontade, sensatamente breves e de forma mais elaborada e pensada, com conteúdos e mensagens mais ou menos sub-entendidas e direccionados, foram unânimes nos elogios aos "rapazes" que dirigem um clube de reduzida dimensão como é o União Desportiva de Lanheses, da disponibilidade que doam em prol das camadas juvenis que sustentam e dos esforços que desenvolvem a bem do desporto amador e do prestígio da freguesia.


         Pode afirmar-se sem qualquer exagero que este convívio -que foi, em último sentido, o que aconteceu ontem no III Jantar da Páscoa- foi bastante positivo em muitos aspectos. Reuniu um grupo significativo de habitantes de várias localidades -Fontão, Meixedo e Vila Mou, marcaram pela adesão farta- condições sociais e idades diversas, proporcionando um relacionamento mais estreito entre pessoas que têm poucas oportunidades de estarem juntas ou de se conhecerem; chamam a atenção para aqueles que se disponibilizam para o serviço comunitário e sustentam a continuidade de instituições que trabalham a favor da comunidade com sacrifício da sua vida pessoal; ajudam a recuperar, promover e a valorizar os nossos valores culturais, como o que neste jantar foi demonstrado, que é o delicioso "CABRITO À MODA DE LANHESES", que, agora, se pretende oficialmente certificar, de acordo com o propósito revelado por Hélio Franco.

          Tal como nos dois anteriormente realizados, este III Cabrito da Páscoa-2014" tem por fim a angariação de fundos para o União Desportiva de Lanheses, especificamente para a formação juvenil e respectivas instalações.


        Cada um fará deste post a interpretação que mais lhe aprouver . Para ajudar, deixo ficar aqui alguns dados que podem favorecer uma conclusão mais assertiva. Não tive qualquer convite, estive no jantar com muito gosto, contribui tal como qualquer outro com o que era estipulado para participar. O doLethes foi, é, e será, em qualquer momento, bairrista e independente, como consta, desde agora, do seu logótipo.
        
         












































                        

            Protagonistas das intervenções ocorridas por algumas das figuras presentes.
                                                                     Hélio Franco

                                                              José Pereira

                                                           Agostinho Gomes


                                                              Filipe Rocha


                                                     José Maria Costa

Elementos da competente equipa de apoio às mesas. Aplausos para elas e para eles.


 Ai verdinho, meu verdinho...era excelente e daqui pertinho...
 Zás, zás, esgaça e traça. Uhuuuuuuuuuuuuuuuuuu........!
 Foto abstracta ou é da minha vista?
 Folclore



 "Este" é sem rótulo. Só para quem sabe apreciar, um verdasco tinto que é mais de mastigar do que engolir.


                    Ai, tão booooommmmmm!
 



Só ossos!




Fotos e texto doLethes

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...