segunda-feira, 17 de março de 2014

RECONSTITUIÇÃO DA ENTRADA DA SEDE DA JUNTA DE FREGUESIA.

       

 
Existiam no baixo relevo azulejos? Este desenho da coluna é o original?
 

            No acesso principal ao edifício da antiga escola primária de Lanheses (lado nascente), onde está actualmente instalada a Junta de Freguesia, Museu temático da antiga olaria da freguesia e o auditório Gabriel Gonçalves, possui em cada um dos lados do portão da cerca duas colunas geométricas construídas em tijolo burro, cada uma delas com um baixo relevo vertical de alguns centímetros de profundidade. Este pormenor repete-se no prolongamento traçado frontal do muro onde consta a aplicação do referido tijolo.

           Nos referidos rebaixamentos existem vestígios notórios de que dali teriam sido retirados quaisquer materiais, presumivelmente azulejos, já que dois painéis frontais ali construídos são feitos com azulejos embora não sendo os originais que foram em desastrada opção, substituídos pelos actuais de péssimo gosto, convenhamos.


           Muitos de nós que ali aprendemos a ler e a escrever, brincámos muitas vezes nos bancos de pedra imbutidos no muro com os desenhos dos murais, mas, passados já tantos anos, eu já não guardo memória segura de que, nos baixos relevos que constam das colunas do portão estivessem preenchidas de azulejos idênticos ou iguais àqueles que então existiam.

          Com vista a uma possível reconstituição futura da fachada original, fica aqui um apelo a quem possa dar informação fidedigna sobre o que efectivamente constava no espaço em questão, quer através do testemunho pessoal quer por meio de fotografias que porventura alguém tenha guardada. É, até, provável que professores ainda vivos que tivessem exercido na Escola Primária alguns anos e de boa memória,  possam contribuir através de descrição ou forma de a obter documentalmente, para o esclarecimento deste assunto.


Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...