sábado, 21 de dezembro de 2013

A MAIOR ÁRVORE NATURAL DE NATAL DA EUROPA, em VIANA DO CASTELO.

     
   A araucaria iluminada tendo ao fundo o Templo do Sagrado Coração de Jesus que se eleva no cimo da montanha de Santa Luzia.

            Cresce há muitos anos no Largo de Santo António (próxima da entrada do elevador de Santa Luzia) a maior árvore de Natal da Europa, com cerca de 50 metros de altura. Trata-se de uma araucaria de elevado porte que é tradicionalmente iluminada na quadra natalícia de cada ano, sendo visível a longa distância desde o início do mês corrente.

            Para a sua total iluminação foram aplicadas 34.200 microlâmpadas, 6.000 lâmpadas incandescentes e 350 de flash, complementadas com 60 estrelas, perto de 8.000 lâmpadas, mais 20 bolas com 50 cm de diâmetro e 2.500 lâmpadas de tecnologia LED (baixo consumo).

            A iluminação natalícia da cidade de Viana do Castelo custou ao Município no ano corrente 15.000 € transferidos para a VianaFestas, o mesmo valor de 2012 e um terço da que foi atribuída em 2010.

            Na quinta-feira passada, numa curta viagem pelas artérias do centro urbano antigo da cidade, cerca das 20:30 horas, constatava-se que apenas uma ou outra pessoa arriscava  enfrentar o gélido frio da noite que fazia sendo presumível que o não fizesse senão por motivo imperioso.

Também, com o drama da morte dos Estaleiros Navais decidida por decreto (será a  última grande empresa da Princesa do Lima a "morrer" sem justa causa... ), quem poderia ter motivação para "ver montras" em tão desconsolador e triste ambiente?

(Fonte: A Aurora do Lima, ed. de 19/12/2013)
(Fotos do doLethes)


Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...