sexta-feira, 18 de outubro de 2013

HANGAR NO PARQUE VERDE ENCERRA ACÇÃO DE EZEQUIEL VALE NA PRESIDÊNCIA DA JUNTA DE FREGUESIA DE LANHESES.




 Implantação enquadrada no ambiente.


O hangar instalado a sul do Parque Verde de Lanheses junto à margem do Rio Lima, destinado à guarda de canoas e material da prática desportiva, recreação, competitiva e de  lazer, está concluída ficando a construção assinalada como a última obra levada a cabo pelo executivo presidido por Ezequiel Vale, enquanto presidente da Junta de freguesia de Lanheses, cargo que desempenhou pelo período de dois mandatos (oito anos).

Ezequiel Vale, como é sabido, não foi candidato nas últimas eleições autárquicas por opção, uma vez que reunia condições legais para cumprir um último mandato
como presidente de junta.



Harmonia e respeito pelo ambiente.
 
O levantamento no local daquele equipamento revestiu-se do maior rigor no cumprimento dos condicionalismos impostos pelas várias entidades governamentais que tutelam edificações nos limites das zonas marítimas ou fluviais, designadamente as da área da preservação do meio ambiental . Houve que considerar os preceitos reguladores da utilização dos solos, o enquadramento e o impacto ambiental da construção e os materiais utilizados, a volumetria e o design adequados. A estrutura é amovível, construída em madeira assente em estacaria, sem impermeabilização do solo, e a arquitectura terá sido inspirada no modelo dos antigos "caniços" onde (ainda) se guardam as espigas do milho, sendo o acesso ao seu interior feito em segmentos de esteios em granito colocados simetricamente no piso. Por outro lado, não houve movimentação de terras que alterasse a topografia do local, ou causasse impacte negativo no habitat da fauna e na flora autóctones.


 Materiais escolhidos e adequados ao ambiente rural onde o hangar está edificado.

A estrutura, a que só falta o equipamento mobiliário e desportivo para poder ser utilizada na sua plenitude, vai revelar-se essencial para o desenvolvimento da actividade desportiva no Rio Lima na área dos desportos náuticos, designadamente remo e canoagem, podendo vir a constituir uma actividade primordial dos alunos do Agrupamento Escolar de Lanheses, interrompido há anos atrás por falta das condições que agora estão ultrapassadas pela criação das novas instalações.

Como cidadão lanhesense, quero expressar ao professor Ezequiel Vale, bem como aos que com ele colaboraram ao longo dos oito anos do seu exercício no cargo de presidente da Junta da Freguesia de Lanheses,  a minha homenagem e grande respeito pela criatividade, qualidade e volume do trabalho produzido.

Imagens sugestivas quanto ao impacte da construção no Parque Verde.

.






Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...