sábado, 8 de junho de 2013

FAMÍLIA REAL PORTUGUESA EM VISITA AO ALTO-MINHO.

          
 D. Duarte Pio entra na Praça da República.


 Dona Isabel e uma acompanhante.

                         Os acompanhantes.
                       
            Suas Altezas Reais Dona Isabel e D. Duarte, actuais titulares da Casa de Bragança fundada por D. João I e pretendentes ao trono de Portugal, estão desde ontem, sexta-feira, em visita ao Alto-Minho tendo estado esta manhã em Viana do Castelo, onde foram recebidos no Museu do Traje e do Ouro pelo presidente da Câmara Municipal, José Maria Costa e elementos da sua Vereação, bem como membros de confrarias e de associações locais. 



                À entrada e no interior da antiga Casa Valença, na Praça da República.




          O casal e o séquito que o acompanhava, onde se viam bandeiras com as cores monárquicas empunhadas por alguns dos seus componentes, entrou na antiga Praça da Rainha (actualmente Praça da República) pelo lado do tríptico monumental do ex-libris do velho burgo vianense e, antes de contornar o monumento de José Rodrigues do Caramuru e Catarina Paraguaçú, entrou na antiga Casa Valença onde permaneceu por alguns minutos em conversa com o actual proprietário. Seguiu, depois, algo indiferente à tendinha ali montada provisoriamente onde estavam a ser  vendidos produtos regionais caseiros da culinária e doçaria minhotas e à actuação do Rancho de Carreço que patrocinava a feirinha, para logo chegar ao Museu do Traje e do Ouro onde o esperavam à entrada as entidades da cidade acima referidas, iniciando-se a visita ciceroneada  pela vereadora da Cultura e demais membros do executivo camarário da capital do distrito. D. Duarte e a sua Consorte visitaram também a Casa dos Rapazes, cumprindo um dos primeiros objectivos previstos no programa da visita.

             A recepção no Museu do Traje e do Ouro e a visita guiada.







             A visita no concelho vianense terminou em Santa Marta de Portuzelo com um almoço de solidariedade a favor da Casa dos Rapazes, em Viana do Castelo, o qual era aberto à comunidade em geral e aos seguidores do ideal monárquico, findo o qual o casal prosseguirá o périplo pela região do Alto-Minho visitando Ponte da Barca.

         
            O comércio não foi indiferente à inédita visita real.
        

          Uma "jóia" sem preço o edifício da antiga Câmara de Viana do Castelo, na Praça da República, que já foi "da Rainha".



                      Bandeira e manequins vestidos "à época".


                         Surpreendidos? Viana aqui tão perto...

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...