quinta-feira, 4 de abril de 2013

ORATÓRIO, DE PAULA REGO, EM EXPOSIÃO NO MUSEU DOS TERCEIROS, EM PONTE DE LIMA.

           
         O ORATÓRIO tridimencional.

  

              Está em exposição na igreja da Ordem Terceira, no Museu dos Terceiros em Ponte de Lima, até final do corrente mês de Abril, uma obra da autoria de Paula Rego por ela elaborada entre 2008-2009. É uma obra tridimensional inspirada nos antigos oratórios religiosos, sendo o de sua mãe um deles, que representa uma ideia de um espaço doméstico que a artista transformou "numa impiedosa apreciação de uma realidade social e pública". Nele, Paula Rego, representa nos vários painéis de que o Oratório é composto, "a vivência de muitas mulheres amadas, violadas e abandonadas", obrigadas "em puro desespero" a deixar os seus filhos. Nas palavras da pintora "é um oratório sem santos tradicionais, mas Nossa Senhora também está lá, porque estas crianças abandonadas estão lá".




                A reconhecida artista Paula Rego nasceu em Lisboa no ano de 1935, tem residência na capital de Inglaterra, é autora de obras de arte que expõe nas galerias mais famosas de Londres, Nova Iorque, São Paulo, Bristol, Amesterdão, Milão e outros centros mundiais da cultura e da arte, tem atribuídas diversas  condecorações e prémios e inúmeras distinções que a colocam, a par de Maria Helena Vieira da Silva, como "a pintora portuguesa mais aclamada a nível internacional, estando colocada entre os quatro maiores pintores vivos da Inglaterra".

Alguns dos painéis que constam do Oratório.
 

                O Museu dos Terceiros, que não cobra qualquer valor a maiores de 65 anos pela visita, funciona de Terça-feira a Domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14 às 18h00.



Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...