sábado, 27 de abril de 2013

DIA DA FREGUESIA DE LANHESES.

                          
                                 O Pelourinho, símbolo do antigo concelho de Lanheses


                                       A Junta de Freguesia de Lanheses promove na próxima segunda-feira, dia 29 de Abril, pelo terceiro ano consecutivo, o "DIA DA FREGUESIA DE LANHESES". A data celebra o foral concedido pela Rainha D. Maria I, em 29 de Abril de 1793, ao fidalgo Sargento-Mor de Infantaria Sebastião Pereira Cyrne Peixoto, Senhor do Padroado de Santa Eulália de Lanheses e do Vínculo da Casa do Paço, antepassado da nobre família dos Condes de Almada, elevando a freguesia de Lanheses a vila concelhia.

                             A cerimónia comemorativa da efeméride vai decorrer na sede da Junta de Freguesia, pelas 18h30, durante a qual vão ser apresentados dois documentários, em vídeo, com cerca de 35' de duração,  "LANHEZES, o barco - história da construção de um água-arriba" e "A Cerâmica e Olaria de Lanheses - testemunhos e marcas do passado".

                            Está ainda prevista a colocação de uma coroa de flores no túmulo dos Ricaldes existente na Capela-Mor da Igreja Paroquial, por um membro da família Almada e pelo presidente da Junta de Freguesia, Ezequiel Vale.

                A actual sede da Junta de Freguesia de Lanheses

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...