terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

EEI (ESTAÇÃO ESPACIAL INTERNACIONAL)

              A Estação Espacial Internacional (ISS - International Spacial Station, em inglês), que gira à volta da Terra a uma altura média de mais de trezentos quilómetros, a uma velocidade de cerca de 27 000Km/hora completando 15,7 voltas diárias, é um projecto que engloba países como os EU, Rússia, Japão,  Europa e Canadá. A nave é tripulada podendo nela viajar seis pessoas.

             O laboratório pode ser visto a olho nu com o céu limpo distinguindo-se facilmente das estrelas pelo movimento que executa na órbita que realiza, especialmente antes de nascer o sol e no início da noite.

             Tive oportunidade de a detectar na última sexta-feira pelas 18,45 durante o curto espaço de 4', vinda de noroeste para nordeste. Em termos práticos e tendo como referência o local onde me situava (Lanheses), o movimento da nave fez-se do lado da Serra d'Arga vinda do lado de Caminha, para desaparecer no sentido de Ponte de Lima, a ocidente, numa elipse bastante baixa. Hoje, a passagem cumpriu-se pelas 19,26 numa órbita iniciada a partir da posição de Viana do Castelo a Oriente, no sentido de Leste percorrendo o espaço por cima do Vale do Lima, em cinco minutos, quase por cima de Lanheses.

            Não disponho de máquina fotográfica com características próprias para registar o laboratório espacial. Consegui, porém, obter o registo do ponto luminoso em movimento no céu,que mais parece um pirilampo. 


                                          Deformação por movimento no momento do click
                            Idem.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...