terça-feira, 1 de janeiro de 2013

MORDOMO DA CRUZ PARA 2013.



José Quintas e Olívia Sousa, do lugar do Seixô, é a família Mordomo da Cruz em 2013.

      Seguindo a tradição da Paróquia de Santa Eulália de Lanheses (Viana do Castelo), decorreu hoje, dia 1 de Janeiro de 2013, antes do início da Eucaristia das 8,30, a cerimónia da transmissão da função de Mordomo da Cruz, a qual vai ser desempenhada até 31 de Dezembro do ano que ora se inicia por JOSÉ ANTÓNIO MENDES DA QUINTA e  esposa OLÍVIA DA CONCEIÇÃO PEREIRA DE SOUSA, do lugar do Seixô.

             O acto da entrega da Cruz representa simbolicamente o início do compromisso voluntário de um membro da comunidade católica desempenhar durante um ano trabalho de apoio e coadjuvação nos actos religiosos que ocorram no referido período, responsabilizando-se, também, pela "logística" inerente àquele serviço.


O Mordomo de 2013 oferece a Cruz a beijar ao Pároco da Paróquia

             Na cerimónia, o Mordomo cessante oferece a Cruz nobre da Paróquia a beijar ao Pároco, e, seguidamente, faz o mesmo em relação à sua família presente; depois, vai entregá-la ao novo Mordomo, que a beija e, já com a opa cedida pelo Mordomo que cessa funções, dá-a por sua vez a beijar aos seus familiares e às pessoas que o desejarem indo, a seguir, colocá-la junto ao altar onde permanecerá nessa e na missa que se seguirá pelas 11,30h.


Padre Daniel Rodrigues fala à Assembleia.

           Antes de dar início à Eucaristia o Pároco padre Daniel Rodrigues proferiu algumas palavras de agradecimento dirigidas ao Mordomo cessante, Remígio Costa,  pela disponibilidade que teve em aceitar o cargo e agradeceu ao José Quintas a aceitação das mesmas funções para o ano que agora começou.

          Na despedida o Mordomo da Cruz de 2012, dirigiu à Assembleia uma alocução cujo texto a seguir se transcreve.

                           José Quintas recebe a Cruz.

                             Remígio Costa lendo a sua alocução.


"Louvo a Deus Nosso Senhor por me ter concedido as condições de saúde e da minha família que me permitiram cumprir com normalidade o compromisso que assumi de desempenhar as funções de Mordomo da Cruz no ano de 2012.

Agradeço às pessoas que tornaram fácil e motivadora a execução das minhas obrigações funcionais pela valiosa contribuição que delas recebi, especialmente, de José Quintas e da sua esposa Olívia, do Lugar do Seixô, a família Mordomo da Cruz que agora assume o cargo e a quem saúdo e desejo as maiores felicidades no desempenho do lugar e na sua vida privada.

Congratulo-me por ter testemunhado ao longo deste ano o trabalho anónimo, dedicado e eficiente, de pessoas da nossa comunidade paroquial, que, diariamente, participam nos actos religiosos aqui celebrados para que tudo se cumpra com o rigor e a dignidade devida à Igreja católica que professamos.

Desejo expressar, também, o meu muito apreço e sincera admiração pelo nosso pároco padre Daniel, pela forma como conduz e orienta as comunidades católicas das Paróquias de Santa Eulália de Lanheses e S. Paio de Meixedo, e, bem assim, endereçar-lhe os votos do maior sucesso nos projectos que em boa hora iniciou e irá terminar.

A concluir, permitam-me que renove uma palavra de solidariedade para com as famílias que viram partir os seus parentes e amigos neste ano, que formule a minha simpatia e felicite aqueles que constituíram família pelo casamento e pelos que festejaram bodas de prata e de ouro de na situação de casados, e saúde os neófitos que passaram a integrar a nossa comunidade cristã pelo  baptismo.

Grato pela vossa compreensão.


O MORDOMO DA CRUZ 2012."



           

2 comentários:

  1. Parabéns Sr Remigio !!!
    Deu, dá e concerteza que continuará dar um grande contributo à freguesia de Lanheses !!!

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...