domingo, 30 de dezembro de 2012

CAMPO DE TIRO DE LANHESES ADQUIRE CONDIÇÕES QUE POUCOS POSSUEM.



ÚNICO CAMPO DE TIRO LICENCIADO NO DISTRITO DE

VIANA DO CASTELO NA MODALIDADE TRAP

 


     O Presidente da ACL, Alcindo Franco

O Campo de Tiro da Associação de Caçadores de Lanheses é, presentemente, o único no distrito de Viana do Castelo que está devidamente licenciado para a prática desportiva de tiro aos pratos com arma de caça na modalidade TRAP.




As primeiras diligências para a obtenção do licenciamento tiveram início em Abril de 2004 com a apresentação do respetivo projeto à Câmara Municipal do Concelho que depois de recolher os pareceres de outras entidades (Instituto do Desporto, Administração Regional de Saúde, Serviço Nacional de Bombeiros, Exército Português, Direção Regional do Ambiente e Administração do Território) deliberou por unanimidade classificar o Campo de Tiro de Lanheses como Equipamento Privado de Interesse Municipal, aprovando esse projeto.



Executadas as obras e integrado no complexo desportivo da ACL em Setembro de 2005,foi emitido pela Câmara Municipal o Alvará de Utilização nº 454/2005,uma vez cumpridos todos os requisitos exigidos pelo então Decreto-Lei nº. 317/95 de 25 de Setembro.


Entretanto, foi alterada a legislação que regula a instalação e licenciamento de

campos de tiro, com a publicação do Decreto Regulamentar nº. 19/2006 de 25 de Outubro, atribuído ao Comando Nacional da Polícia de Segurança Pública a

competência  para o licenciamento de Campos de Tiro. Posteriormente foi publicado o Decreto-Lei nº. 6/2010, de 28 de Dezembro, que revogou o referido decreto regulamentar, redefinindo as exigências legais. Estas alterações na orientação da tutela oficial obrigaram a ACL a retomar e retificar organização do processo inicial de licenciamento, remetido ao CNPSP, no ano de 2007, concluído em 2012.Cinco anos volvidos após o processo inicial.



Finalmente, em23 de Agosto de2012, uma delegação do Comando Nacional da Polícia de Segurança Pública, procedeu à vistoria das instalações do Campo de Tiro, com vista a informar aquele Comando como necessário parecer, e, em 8 de Novembro de 2012, foi remetido a esta Associação o competente Alvará, com o nº. 024/2012.



Foi um processo muito complexo, moroso e desgastante, desenvolvido pela

Direção da Associação, mas feita com muito empenho no sentido de valorizar a região.



A ACL e os seus associados de Lanheses e freguesias limítrofes podem orgulhar-se de ter contribuído para enriquecer a comunidade local com um empreendimento de carácter lúdico e turístico que reúne as melhores condições para a prática de tiro na modalidade TRAP.

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...