sábado, 15 de dezembro de 2012

ARAUCARIA DE VIANA DO CASTELO É A MAIOR ÁRVORE DE NATAL NATURAL DA EUROPA.

    
            De acordo com uma notícia publicada no semanário vianense "A AURORA DO LIMA" desta semana, a Araucaria excelsea que cresce na área ajardinada do Largo de Santo António perto do elevador de Santa Luzia, é a maior árvore natural do Natal da Europa, segundo o que defende a autarquia vianense. A árvore que atinge já cerca de cinquenta metros de altura está qualificada pela Autoridade Florestal Nacional domo de "interesse público", o que impede que ela seja cortada ou desramada sem autorização prévia.

              Esta gigantesca espécie é já um ex-libris de Viana do Castelo, sobretudo na época natalícia por se encontrar iluminada tal como os pinheiros que são levantados em muitos lares nesta quadra festiva, mas a uma escala verdadeiramente impressionante. Este ano, foram aplicadas 34 200 micro lâmpadas e 600 lâmpadas incandescentes e de "flash", 30 estrelas com cerca de 4 300 lâmpadas, 20 bolas com 50 cm de diâmetro e 2 500 lâmpadas (LED) em tons de cristal e vermelho.


Não consegui uma imagem de árvore de Natal de Viana do Castelo mas fotografei o templo de Santa Luzia.


             A iluminação foi ligada na última sexta-feira dia 7, pelas 18 horas, e vai manter-se assim até até do Dia de Reis. Ontem, dia 14, estive no local cerca das 17h30  para obter imagens da árvore iluminada mas pelo que deduzi a ligação das lâmpadas só deveria acontecer às 18 horas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...