terça-feira, 20 de novembro de 2012

POLARIS PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE ENERGIA E MATÉRIA ESCURA E BOSÃO DE HIGGS.


CONVITE
CONFERÊNCIA

A POLARIS – Associação de Astronomia de Viana do Castelo, convida para assistir e participar na conferência que vai efectuar sobre “Energia Escura-Matéria Escura e a descoberta do Bosão de Higgs” sendo orador o Profº. Doutor Orfeu Bertolami, reputado físico e cosmólogo, doutorado em Física Teórica pela Universidade de Oxford, Investigador e autor de livros e artigos científicos, tem efectuado dezenas de palestras no país e no estrangeiro e é grande divulgador da ciência da cosmologia.
A conferência realiza-se no próximo dia 30 de Novembro, pelas 21H30, no auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do IPVC, à Praia Norte - Avenida do Atlântico, com os apoios das representações em Viana do Castelo, das Ordens dos Advogados, Economistas, Engenheiros e Médicos, da ESTG/IPVC, e da Caixa  Agrícola do Noroeste.
A natureza da energia escura, uma forma hipotética de energia que estará distribuída por todo o espaço e tende a acelerar a expansão do Universo, é um dos maiores desafios actuais da física.

A matéria-escura, outro tema desta conferência,  não pode ser vista através de telescópios porque não emite nem reflecte luz, não brilhando portanto como uma estrela. Apenas podemos detectá-la pelos seus efeitos na matéria normal. Deixemos  a definição do que é verdadeiramente a matéria-escura e de que é feita, para as explicações  do orador convidado Prof. Orfeu Bertolami.

O Bosão de Higgs. “a partícula de Deus” como é conhecida fora da comunidade científica, é a particula subatómica “que explicaria porque é que todas as coisas do Universo têm massa e como é que a mesma aparece”.
Com esta descoberta  “… alcançámos um marco fundamental na compreensão da natureza”, afirmou o director-geral do CERN , Rolf Heur.




Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...