terça-feira, 30 de outubro de 2012

COGUMELOS É BOM CONHECÊ-LOS ANTES DE COMÊ-LOS.

              São bons, podem ser comidos em variadas ementas e abundam por aí em terrenos húmidos emergindo das folhagens caídas das árvores. Quando a vida era passada a maior parte do tempo nos campos, não havia aldeão que não soubesse distinguir o bom do mau cogumelo. Comi alguns que cresciam debaixo do castanheiro grande do lugar da casa dos meus pais, na juventude, assados nas brasas da lareira untados com azeite e broa de milho. Um manjar!

              Infelizmente, a ignorância das coisas do campo leva a que se tomem cogumelos silvestres VENENOSOS por comestíveis o que resulta quase sempre em tragédia, como há dias aconteceu numa localidade transmontana onde uma família foi dizimada com a morte dos pais e de um filho.

              É,  pois, oportuna e a todos os títulos justificada a iniciativa da Junta de Freguesia em patrocinar uma acção de informação e esclarecimento sobre o conhecimento dos COGUMELOS SILVESTRES, que se recomenda sobretudo aos mais jovens que aproveitarão, também, como aula pedagógica de Biologia, Ecologia e morfologia dos macrofungos.

             Aproveite. Ou não consuma, pela sua saúde.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...