sábado, 26 de maio de 2012

VILA MOU EM FESTA A LANHESES INTERESSA.

            

             Vai já no quinto dia o PROGRAMA das importantes festas que decorrem na freguesia de Vila Mou, nossa vizinha, que anualmente ali se vêm celebrando desde tempos muito antigos em homenagem a Nossa Senhora da Encarnação, sempre com grande brilho e a maior devoção dos seus habitantes ali residentes, mas, também, dos muitos emigrantes seus naturais dispersos pelas mais diversas partes do mundo.

              Os vilamuences têm por esta festa uma dedicação e um orgulho muito grandes. Para além da sua matriz católica em que radica a sua existência e que traduz a opção religiosa da esmagadora maioria dos habitantes da freguesia, as sucessivas Comissões das Festas esmeram-se na elaboração de um programa cada vez mais variado e capaz de motivar a comparência de muitos forasteiros. Entre as realizações mais destacadas mencionam-se a imponente procissão de segunda feira, os concertos por bandas de grande prestígio nacional, a participação de conjuntos musicais em festivais nocturnos e o fogo de artifício.



               O ARCO FESTIVO é já uma tradição que se vem impondo como um ex-libris não apenas da festa, mas, também, uma referência da região minhota. É um construção artística da autoria de artesãos locais que anualmente é erguida à entrada da Avenida Padre António Palhares, que teve em Manuel da Pedreira um incansável e persistente trabalho de execução e preservação desta preciosidade local, ao longo de muitos e muitos anos atrás.

                Outra razão não menos interessante que vale a pena enunciar aqui por ser uma particularidade exclusiva desta terra, é a oportunidade de degustar num ambiente propício o famoso cabrito "à Vila Mou" e provar um verde tinto "do lavrador", ou até uma bacalhau na brasa servido com batatas cozidas, cebola e regada com bom azeite numa qualquer tenda levantada no recinto.





                Consultar o PROGRAMA e dar um salto até Vila Mou, com excelente acesso rodoviário e sem grande intensidade de trânsito, é um convite que aqui formulo e ninguém irá recusar.

                Aceita?
             

             

1 comentário:

  1. PARABÉNS!
    OS SEUS ARTIGOS, SOBRE AS FESTAS DE VILA-MOU, DEMONSTRAM O CARINHO, A AMIZADE E O RESPEITO QUE TEM, PELOS VILAMOENSES.

    UM GRANDE ABRAÇO, DE AGRADECIMENTO;
    L.F.P

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...