domingo, 13 de fevereiro de 2011

CENTRO DE DIA/CERIMÓNIA DO LANÇAMENTO DA 1ª PEDRA.

                                              A pedra simbólica.


          Eram 11H30 quando uma considerável multidão começou a concentrar-se nas imediações do Centro Pastoral e Paroquial junto à Igreja, onde já se encontravam diversas personalidades eclesiásticas, da administração autárquica local e concelhia, bem como dirigentes da Segurança Social e do Conselho da Unidade Local de Saúde do Alto Minho e EPE, a que juntou finda a missa dominical,o pároco da freguesia e Presidente do Centro Paroquial e Pastoral, Padre Daniel Jorge da Silva Rodrigues.

                                           ANTES....








           Feitas as apresentações recíprocas e após breve troca de palavras informais as personalidades e as pessoas presentes dirigiram-se, de imediato, ao local onde decorreria a cerimónia da colocação da primeira pedra do complexo a qual, não tendo podido ficar no local escolhido em virtude do terreno mole da terraplanagem não o permitir por acção da chuva (curiosamente cessou de cair quando a cerimónia se iniciou), foi depositada simbolicamente no terreno pelo Pároco Daniel Rodrigues e pelo Presidente da Câmara de Viana do Castelo, José Maria Costa, logo após ter terminado o acto da   bênção.

                                           DURANTE...










           Segui-se, depois, na salão do Centro Pastoral e Paroquial, a cerimónia formal da apresentação do empreendimento, durante a qual usaram da palavra as individualidades presentes, intervindo sucessivamente, Daniel Rodrigues, os Presidentes das Juntas de Lanheses, Vila Mou, São Salvador da Torre e Meixedo, os quais se referiram às incidências e complexidade do projecto e do seu financiamento, a importância da sua criação que vem preencher uma lacuna há muito sentida nesta região e à hercúlea tarefa que representará levar até ao fim este grandioso projecto, reiterando todos a sua vontade em dar a melhor colaboração para que se levante a obra.
            Na sua intervenção, Daniel Rodrigues, depois de se referir às valências que vão ser criadas, salientou que ela "irá dar resposta social directa a 130" utilizadores é um projecto "ambicioso mas necessário a esta região" e "as populações deram as mãos e estão juntas neste processo". "Apelo a que não se quebre a cadeia de solidariedade agora criada", haveria de referir, ainda, antes de concluir.
            Ezequiel Vale, o presidente da Junta de Lanheses, na sua intervenção, afirmou a certa altura que "é nossa obrigação responder à coragem do sr. Padre Daniel".
           O Governador Civil de Viana do Castelo, na sua curta intervenção valorizou o esforço que se está a fazer para dotar o concelho de equipamentos deste alcance social, congratulou-se por finalmente ver o projecto desta freguesia avançar tendo revelado que, há anos atrás, não foi aproveitada uma grande oportunidade para a sua construção por alguém cuja identidade não revelou e que o terá rejeitado. "As creches são um equipamento fundamental" e "uma necessidade social", salientou Pitta Guerreiro, na sua alocução.
            Encerrou as intervenções de fundo o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, que se fez acompanhar nesta deslocação a Lanheses por Luís Nobre, da vereação da sua presidência, destacando-se nas suas declarações a afirmação de que a edilidade vai dar o seu contributo material e possível para que o Centro Social venha a ser uma realidade no mais curto espaço de tempo, afirmando que "vamos todos ser capazes", reiterando as promessas de apoio ao projecto.
                                
                           MOMENTO DOS DISCURSOS NO CENTRO PASTORAL













            Como tem sido divulgado, o Centro Pastoral e Paroquial, prevê a instalação de Creche para 33 crianças, 30 camas para idosos no lar e 20 de apoio domiciliário e mais 30 no Centro de Dia, num total de 113 lugares, para servir as freguesias da Comissão Inter-freguesias de Riba Lima, constituída por Lanheses, Vila Mou, São Salvador da Torre, podendo vir a agregar outras entre as quais Meixedo.
            Apesar do Centro Paroquial e Social, inicialmente previsto só para Lanheses, ter sido constituído em 29 de Setembro de 1997 e adquirido personalidade jurídica mediante a participação efectuada pela autoridade eclesiástica competente, em 6 de Outubro de 1999, só agora é possível concretizar o início das construção da infra-estruturas sociais para a qual já foi aprovada comparticipação no financiamento da Creche, pelo programa ON.2 - Novo Norte (Programa Operacional Regional do Norte 2007/2013, no valor de 214 mil euros. A direcção do Centro espera melhor oportunidade para se candidatar a novos financiamentos para levar para a frente todo o projecto.

                                           ASSINATURA DA ACTA...PARA MEMÓRIA FUTURA.
















             Nesta fase inicial está prevista a finalização da Creche e todo o edifício exterior do equipamento, tendo sido a empreitada entregue em concurso à proposta apresentada mais baixa, no valor de 735 mil euros.

             O terreno onde está a ser construído todo o equipamento foi obtido por permuta com Eugénio Mendes, do Lugar do Outeiro.


             Refira-se, por último, que o Centro Pastoral e Paroquial adquiriu personalidade jurídica e tem natureza de pessoa colectiva de utilidade pública, sendo reconhecido como Instituição Particular de Solidariedade Social perante o Estado Português.

                                           VERDE DE HONRA PARA PROPORCIONAR
                                            BREVES TROCAS DE IMPRESSÕES...





          

           


 

Sem comentários:

Enviar um comentário

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...