sábado, 8 de janeiro de 2011

CASIMIRO QUINTAS: UM EMPRESÁRIO DE SUCESSO.

                               Casimiro Quintas.


         "VILLAS & GOLFE"  é uma revista de Angola que se expande a toda a África e chega à América do Sul, a partir de Luanda, a capital daquele grande país emergente do continente africano, que acaba de entrar no segundo ano da sua existência. Ao longo das quase duzentas páginas da publicação, textos ilustrados com dezenas de fotografias de superior qualidade revelam-nos aspectos de um país em  desenvolvimento surpreendente, rumo à vanguarda das nações mais proeminentes do grande continente africano.

          José Luandino Vieira, laureado com o Prémio Camões em homenagem à sua obra literária inspirada na aura da cultura e beleza angolanas, tendo nascido em Vila Nova de Ourém, afirma ter sido "a cultura bebida que me fez angolano", numa entrevista concedida à revista. Actualmente retirado e dedicado à lavoura algures no Minho, Luandino Vieira, traduz, desta forma, o seu amor a Luanda, às suas gentes, falas e musseques "tudo isso está em minha vida, esteve, estará enquanto viver. E foi a minha vida que fez a minha obra".

               O PIMM's, um dos maiores restaurantes de Luanda.

          A grande surpresa que se nos depara, porém, na revista e que pretendo aqui divulgar, como exemplo motivador e, simultaneamente, prestar uma merecida homenagem a um nosso concidadão de enorme sucesso, é referência destacada a CASIMIRO QUINTAS e a um dos seus restaurantes em Luanda, o PIMM'S. a que são dedicadas cinco páginas, ilustradas, com textos em português e inglês.
       
                                            Pormenor do BAR do Pimm's.

             Com o título "Restaurante Pimm's - Cozinha com amor", diz-se, então:

           "Quando CASIMIRO QUINTAS, um chefe de cozinha de Lanheses, Viana do Castelo, saiu de Portugal há mais de vinte anos para perseguir o sonho de ter um restaurante, pretendia ficar em Angola apenas por quatro anos. Na altura, o país não era a terra de oportunidades que é hoje. A guerra, que chegou em 1992, só veio dificultar a tarefa de gestão de um restaurante, porque com Angola fechada ao exterior faltavam a carne, o peixe e os vegetais. A luta para os conseguir era diária, mas Casimiro Quintas, lutador e aventureiro, não desistiu, e por isso os quatro anos iniciais prolongaram-se até hoje. O antigo chefe de cozinha do Twin's, no Porto, continua a viver em Luanda, capital do país que diz ter sido a ser a sua universidade e a quem deve quase tudo aquilo em que se tornou. Já não é chefe de cozinha a tempo inteiro, porque entretanto abriu sete restaurantes, todos de sucesso.
            "O Pimm's, no centro de Luanda, é a menina dos seus olhos. Aberto desde 2000, recebe diariamente figuras de estado, administradores de empresas e até poetas, como Manuel Alegre, que passou por lá recentemente. O segredo o Pimm's, um dos melhores restaurantes angolanos, é a aposta na tradição, que se sente na boca, mas também nos olhos. Entrar no Pimm's é entrar num cantinho português. As mesas do restaurante estão decoradas com atoalhados e guardanapos de Viana do Castelo feitos à mão, o serviço de loiça também é de Viana, e nas paredes da casa há montes alentejanos, paisagens minhotas e até uma adega do Douro. A ementa continua a revelar o amor que Casimiro Quintas tem por Portugal. Da cozinha do Pimm's saem tripas à moda do Porto, arroz de pato à antiga, caldo verde, toucino-do-céu, pudim francês, barrigas de freira. E também muamba de galinha e caldo de peixe, porque, defende Casimiro Quintas, "a gastronomia portuguesa e angola não são assim tão distintas". Para acompanhar, a garrafeira do Pimm's tem cerca de 220 vinhos diferentes, vindos de Portugal, Espanha, França, Itália, mas também da Argentina, do Chile e até de Israel.
           "O próximo capítulo do Pimm's será escrito no início do próximo ano, quando for inaugurada a nova sala do restaurante, que acrescentou 40 lugares aos 60 já existentes. Uma sala que terá uma decoração mais moderna, mas que continuará a servir pratos de inspiração portuguesa e angolana. Já Casimiro Quintas promete continuar a viver de sonhos, quem sabe internacionalizar a marca Pimm's e viajar para conhecer o mundo. No fundo, diz, VIVER COMO UM ELEFANTE, CALCORREAR ESTRADAS SEM FIM, MAS NO FINAL TERMINAR OS SEUS DIAS EM CASA, NO MINHO, ESSE CANTINHO PROTEGIDO POR DEUS" (o sublinhado é da minha autoria).
                               A capa da revista "Villas & Golfe".

            O CASIMIRO QUINTAS, um empresário bem sucedido em pátria onde muitos portugueses procuraram e ainda procuram serem felizes, está em Luanda mas o coração continua na terra que o viu nascer. Um pé lá e outro cá, faz dele um "trota-mundos" mas a sua imagem de simplicidade e simpatia continuam fiéis à sua origem e raízes que aqui criou e guarda.

             São assim, os homens de valor.

                                                Um lanhesense de sucesso.

5 comentários:

  1. Parabéns amigo Miro tu mereces, ser reconhecido pessoa honesta e amigo do seu amigo, não se encontra muitas pessoas, hoje em dia igual a ele.

    ResponderEliminar
  2. Quando li este artigo, nem queria acreditar, um colega meu de escola, um rapaz engraçado e que punha os cabelos em pé ao sr. abade, é hoje um empresário de sucesso. Fico muito feliz pelo sucesso deste homem, é um orgulho para a terra e para o país, é de gente assim com garra que precisamos. Parabéns Casimiro. Nela, uma filha de Lanheses

    ResponderEliminar
  3. Parabéns Casimiro. Quando li este artigo, lembrei-me do rapaz reguila, brincalhão e que punha os cabelos em pé do padre Manel.... Fico feliz por um filho da terra ter tanto sucesso, bem hajam os homens de sucesso é o que este país precisa.
    Felicitações de 1 filha de Lanheses

    ResponderEliminar
  4. Boa Tarde,

    Alguem sabe como poderia contactar o Sr. Casimiro Quintas?

    Precisava urgentemente de falar com ele.
    Um e-mail, fax ou mesmo Telemovél.

    Agradeceia

    ResponderEliminar
  5. Pela família em Lanheses e irmão em Ponte de Lima
    ou

    Restaurante PIMM´s - Luanda
    Telf.: 222 326 290 / 222 321 970 / 222 322 022
    Fax: 222 324 598
    reservas@pimmsangola.com

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...