quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

PROFANAÇÃO DO CEMITÉRIO PAROQUIAL.

        O Cemitério de Lanheses no dia 1 de Novembro último.

           Na noite de 6 para 7 anterior, ocorreu no cemitério paroquial desta freguesia, um acto de criminosa vandalização de mais de uma dúzia de sepulturas, com a destruição de cruzes e candeeiros e outros estragos nas lápides e tampas de cobertura.

            Os estragos foram feitos, aparentemente a esmo, na parte antiga do cemitério ficando incólume os mausoléus das capelas e jazigos edificados mais recentemente. Aparentemente, não terá sido o furto o objecto deste acto sacrílego dado que apenas numa sepultura foi dada falta de um cruz e um candeeiro.

            Esta violação criminosa tinha sido já detectada durante o dia de ontem e foi, depois, rapidamente espalhada pelos diversos lugares da freguesia, provocando uma reacção de repúdio e de consternação na população pelo insólito acto de vandalismo e selvajaria nunca visto nesta freguesia. Hoje, por se tratar de dia santo e feriado, familiares das pessoas ali enterradas acorreram ao local para se inteirarem dos estragos causados nas campas dos restos mortais dos seus entes queridos clamando, entre lágrimas de desespero e comentários constrangidos pela estupefacção por esta violência gratuita e sem sentido, para que se apure rapidamente o(s) responsável(is) por este acto de barbárie gratuita.

            A Junta de Freguesia terá participado já às autoridades de segurança pública a ocorrência ficando a aguardar-se que as investigações sejam coroadas de êxito para que seja feita justiça.


          

7 comentários:

  1. Lamentável de facto. Mas pelo que sei e corrijam-me se estiver equívocado, num país como o nosso onde se sabe perfeitamente que a justiça tarde e mal funciona e andam nas ruas muitos delinquentes, não seria no mínimo sensato por parte da nossa Junta de Freguesia fechar á chave a porta do cemitério? Na minha óptica a Junta tem fortes culpas pelo facilitismo com que trata a entrada do nosso cemitério, devendo ser responsabilizada também, assim como os marginais que perpretaram, este acto cobarde e de total falta de respeito para com a nossa comunidade! É caso para dizer, "CASA ROUBADA TRANCAS Á PORTA".

    ResponderEliminar
  2. Caro Sérgio:

    Tanto quanto sei, o cemitério encontrava-se fechado, como é uso fora das horas destinadas às visitas, mesmo que isso pouco valesse para quem lá pretenda praticar vandalismo.

    Bom domingo.

    ResponderEliminar
  3. Então neste caso estou equívocado. Mas parece-me a mim, que a porta está sempre aberta. Irei averiguar. Segundo as informações que disponho a porta encontra-se aberta. Esperemos no entanto que a justiça (como diz) funcione, o que duvido verdadeiramente, morrendo a culpa solteira, uma vez mais e acarretando com os prejuízos, cada proprietário de sepultura vandalizada do nosso cemitério. Lamentável de facto!

    Bom resto de semana para si.

    ResponderEliminar
  4. Caro Sérgio Moreira:

    Esclareceram-me que o portão do cemitério tem estado aberto, isto em consequência de queixas de pessoas que pretendiam aceder ao local muito cedo e não podiam fazê-lo. Não fosse o problema de o local poder ser invadido por animais ditos irracionais, para os que efectivamente o são não seria o portão fechado obstáculo para mostrarem a sua irracionalidade, como se viu.

    Um abraço.

    ResponderEliminar
  5. Sr. Remígio


    Na freguesia de onde sou oriundo, a Meadela, e penso, conhece muito bem por motivos familiares, há um zelador que abre e encerra o cemitério e a população Meadelense, já sabe, que entre aquelas horas, senão estou em erro 20.00h e as 08.00h do dia seguinte, não pode aceder ao espaço. A meu ver uma sábia decisão pois, como o meu amigo diz e muito bem, a nossa irracionalidade a isso obriga, salvaguardando-se assim um local de extremo respeito! Presumo que a nossa Junta de Freguesia deveria tomar a mesma atitude e dado o fervor religioso (no bom sentido) que encontro em várias pessoas da freguesia, não acredito que não faltassem voluntários para o efeito.

    Bem haja

    ResponderEliminar
  6. @Sérgio Moreira,

    O cemitério deve estar aberto 24horas por dia.

    A questão aqui é pura e simplesmente de respeito, porque quem quiser fazer alguma coisa, se não entrar pelo portão salta o muro, que tem menos de dois metros e ainda tem um rebordo para ajudar a escalada.

    ResponderEliminar
  7. Caro Anónimo

    Não concordo consigo, quem estará interessado às 04.00h da manhã em estar num local, que quanto mais não seja, apesar de local de repouso, para muitos se poderá revelar constrangedor, até mesmo assustador! Pois a mente humana está sempre a magicar...Com o portão aberto, quem idealiza saltar um muro? E os muros sempre levantaram muitos impedimentos, por menos altos que sejam!

    Bem haja.

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...