quinta-feira, 7 de outubro de 2010

PARA A ETERNIDADE.

      João Rocha (09.2010)

          JOÃO DA ROCHA LIMA ("Rochinha"), casado, de 78 anos de idade faleceu, subitamente, esta manhã na sua residência, no lugar do Romão, vítima de doença.

          Há muito afastado das lides da pesca no Rio Lima, João Rocha, havia participado, muito recentemente, em reportagens e documentários para o cinema e comunicação social, a propósito da reconstituição histórica da vida dos barqueiros através do protótipo do antigo barco água-arriba LANHEZES, há tempos inaugurado.

         O funeral deste nosso conterrâneo vai realizar-se amanhã, sexta-feira, pelas 17 horas, partindo o cortejo fúnebre da Capela Mortuária de Nossa Senhora da Esperança para a Igreja Paroquial, onde decorrerão as exéquias fúnebres, findas as quais irá a enterrar no cemitério local.

4 comentários:

  1. Amaro Rocha (Taboneira)9 de outubro de 2010 às 15:21

    Foi num dia de muita chuva, igual a muitos que o "Rochinha" passou no rio Lima, na sua dura vida de barqueiro, que foi a sepultar. João da Rocha Lima muito falado ultimamente, devido ao seu valioso contributo, para o conhecimento e memória futura, na história dos barcos que subiam e desciam o Lima, os "Alla Arriba". Homem simples, honesto, de uma simpatia contagiante, deixou-nos subitamente numa manhã de Outono, igual a tantas outras, vividas nos seus 78 anos.
    Falei com ele muitas vezes e sempre vi nele um homem com uma experiência de vida incrivel e uma louvável boa disposição que a todos contagiava.
    Sinceramente todos lamentamos o desaparecimento do "Rochinha". Resta-nos agora as imagens, que felizmente foram gravadas em video, e que ajudarão os Lanhesenses a recordarem a vida dura dos barqueiros do Lima.
    A minha sincera homenagem.

    ResponderEliminar
  2. Caro Amaro:
    O desaparecimento destas figuras marcantes da história da nossa freguesia é sempre uma perda que não nos deixa ficar indiferentes. Felizmente que, como diz, a riqueza empírica que estes homens (e mulheres), da minha e anteriores gerações, adquiriram ao longo da vida está a ser preservada e acautelada para servir de testemunho às gerações que nos sucederão.
    Saudações amigas.

    ResponderEliminar
  3. A Família agradece a todos aqueles que estiveram presentes na despedida do seu ente querido, que subitamente nos deixou naquela simples manhã de Outono.

    Cumprimentos, da neta, Gina Maria.

    ResponderEliminar
  4. Ter pena de tudo o que aconteceu... ele era um bom HOMEM e um bom amigo... vai estar sempre no nosso coração...

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...