quinta-feira, 28 de outubro de 2010

O (DES) ABONO DAS FAMÍLIAS.


Paris e Berlim querem regras duras, Sócrates sob pressão
CRISE? ah! ah! ah! ah!... 
(Foto DN)


 (JN, hoje)


        "Os novos valores do abono de família foram fixados hoje, quinta-feira, e entram em vigor a 1 de Novembro. Para crianças com mais de um ano, nas famílias mais carenciadas, o abono passa a ser de 35,19 euros face aos anteriores 43,68 euros.

         Abono de família para crianças e jovens:
1º escalão de rendimentos:
- crianças com menos de um ano - 140,76 euros (antes 174,72)
- crianças e jovens com mais de um ano - 35,19 euros (antes 43,68)
2º escalão de rendimentos:
- crianças com menos de um ano - 116,74 euros (antes 144,91);
- crianças e jovens com mais de um ano - 29,19 euros (antes 36,23);
3º escalão de rendimentos:
- crianças com menos de um ano - 92,29 euros (sem alteração)
- crianças e jovens com mais de um ano - 26,54 euros (sem alteração) 

         O decreto-lei que estipula as novas regras, publicado a 22 de Outubro, elimina também a atribuição do abono de família em relação aos escalões de rendimentos mais elevados. 

          No 4º escalão os valores eram de 56,45 euros e 22,59 euros (crianças com menos e mais de um ano, respectivamente) e no 5º escalão eram de 33,88 euros e 11,29 euros. 

          O abono de família pré-natal (atribuído à mulher grávida a partir da 13.ª semana de gestação) é também fixado pela portaria. Este valor corresponde ao valor do abono para crianças e jovens no 1º ano de vida e varia consoante o escalão de rendimentos, passando, por isso, a ser de 140,76 euros no 1º escalão de rendimentos, 116,74 euros no 2º escalão e 92,29 euros para o 3º escalão.
          Os montantes mensais resultantes da majoração do abono para crianças e jovens de famílias numerosas situam-se entre 70,38 euros e 26,54 euros, dependendo do rendimento.
A majoração para crianças e jovens em situações de monoparentalidade corresponde à aplicação de 20% sobre os valores do abono fixados."

2 comentários:

  1. Caro Remígio
    O comentário que apetece fazer é proibido pela ... Constituição.Não o faço,portanto.
    Portanto,se o emprego-para-toda-a-vida;a segurança-social; a aquisição de uma habitação e residência -fixa; o direito ao trabalho e consequente salário;a escolha da escola mais perto p'rós filhos;o direito ao Centro de Saúde e à prestação dos cuidados mínimos,com a mesma;o direito a uma reforma condigna e no "prazo" contratado; SE TUDO ISTO (e o rol é muito mais extenso) É AGORA posto em causa pelos poderes -que de há trinta anos a esta parte-fomos conduzindo (INSENSATA E IMPRUDENTEMENTE) aos lugares de comando,que nos resta?! Se,no mais elementar dos sagrados princípios que deveria ser ,quanto a mim(leigo e iletrado ser) o Salário,esta cáfila de governantes,tem o despudor de ... ir roubando, paulatina e impunemente...Que nos resta?!... E,qto aos Reformados?!Assiste-se ao maior esbulho do ...século!
    Entretanto,não conheço nenhum presidente de câmara,director(zeco),assessor,director geral,administrador (do que-quer-que-seja),que não se locomova de AUDI A6 e upa-upa...
    Desconheço planos de poupança nas autarquias(p.ex.) e continuo a ver é show-off,com festas,feiras medievais,fogos de artifício,festivais de pseudo-cultura,obras começadas e nunca...acabadas...Mesmo agora,alguém percebe para que se vai gastar,uma fortuna nesta Cimeira da NATO,em Novº próximo?...Prestígio?!...Assim tivessem Vergonha e Pudor,para não cortarem no ABONO de FAMÍLIA. Cambada!
    Abraço amigo
    João Carreira
    N.B.
    A foto qu'encabeça o seu post diz tudo...Qualquer legenda, "perturbaria" o sentido de ... "estado" imanente da mesma.

    ResponderEliminar
  2. Caro João:

    Não é graça, amigo, não! É uma constatação: Portugal está a ficar "esquisito" mesmo.
    Veja só: a falta de entendimento na aprovação do orçamento parece (eu já nem sei no que acreditar) ter provocado um aumento da taxa dos juros do empréstimo, o que representa mais uns milhões para as prestações sociais e as reformas miseráveis pagarem. Alguém pensou nisso? Não! Não são os culpados que vão pagar.

    E chove lá fora.

    Um abraço amigo.

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...