domingo, 19 de setembro de 2010

MOVIMENTO PRO-PARTIDO DO NORTE.

          O Movimento Pro-Partido do Norte prossegue no seu objectivo de criar um partido político tendo inaugurado, ontem, a sede daquele Movimento, no Porto, e iniciado já a recolha das assinaturas necessárias à legalização, a qual deverá estar concluída dentro de dois meses.

           O Movimento surgiu por iniciativa de algumas personalidades da vida política portuense, insatisfeitas pelo gradual e acentuado desinvestimento verificado nesta importante zona do país por parte do poder central, pelo que se propõe lutar pela criação de uma região-piloto, a Norte.

          Pedro Baptista, um dos primeiros promotores do Movimento, de filiação PS, reivindica a implantação prioritária da região-piloto a Norte, por ser a "única região que regrediu nos últimos anos", no que é apoiado por João Anacoreta Correia (ex-CDS-PP) e Francisco Sousa Fialho que, na mesma linha de Pedro Baptista, defendem que o Norte deve ter a primeira região-piloto.

          O (ainda) socialista Pedro Baptista, admitiu poder vir a desfiliar-se do PS "quando entender" e garante que a futura região não envolverá custos acrescidos para o erário público, bastando para tanto extinguir os 23 Governos Civis e as CCDR (comissões de coordenação e Desenvolvimento Regional).

          O Movimento prevê estar pronto a realizar o primeiro congresso já nos princípios de 2011, após o acto eleitoral para a eleição do presidente da república.
(da imprensa diária)

5 comentários:

  1. Sou um fervoroso adepto da regionalização, mas não dentro dos moldes enunciados por este partido apesar de concordar com alguns pontos do seu programa, perfilho da ideia a nove regiões! Onde ficariam as compensações para a região de Viana e todo o seu distrito? Teríamos ( se a mesma avançar )mais do mesmo, só que em vez de darmos a Lisboa, passaremos a dar ao Porto e a Braga assitindo impávidos a várias querelas entre estas duas grandes cidades! E nós Viana do Castelo? Para não falar que o centralismo capitalista sediado em Lisboa, a impedirá a todo o custo como o tem feito desde 1976 ( ano onde se introduziu a palavra regionalização no léxico Português ), assim como achar também que os Portugueses em matéria política, não estão minimamente preparados para decidir um tão importante passo para o país, veja-se o que ocorreu a 8 de Novembro de 1998, em referendo! Terá que haver uma mobilização e educação em massa das nossas gentes para que a famigerada regionalização avance preferêncialmente de forma correcta e JUSTA! Entretanto vamo-nos afundando e ao longe tal como o Inverno que aí vem, já avisto os "yuppies" do FMI para governarem ( uma vez mais ) este pântano em que estamos atolados! Desculpem o meu péssimismo, mas é isto que vejo para o nosso país e para as nossas gentes! Mas...estou apto a lutar e a discutir...cruzar os braços é que não! É favor e urgente regionalizar, mas que a nossa região fique somente o MINHO!!!

    ResponderEliminar
  2. Caro sergio moreira:

    Nesta fase, o objectivo é recolher e divulgar pessoas e as suas ideias que preconizam e apoiam uma nova divisão administrativa para o nosso país, ajudando a um esclarecimento que leve a uma futura opção consciente e o mais esclarecida possível.

    Permita-me, porém, que lhe diga que essa questão das rivalidades entre cidades e o papão de que, se a sede da região norte vier a ser no Porto ou em Braga, ou outra localidade que não seja Viana do Castelo, nada mudará é uma reserva mental assente em preconceitos há muito formados nas populações, pela experiência e exemplo do que tem sido, até agora, o centralismo da capital. Sem continuarmos com esse preconceito, duvido que alguma vez cheguemos a acordo quanto à criação da região norte.
    Bom dia e obrigado pelo seu comentário.

    ResponderEliminar
  3. Caro Sr. Remígio

    A mesma ( divisão admnistrativa/regional )foi proposta por partidos com assento parlamentar, nomeadamente PCP e PEV, nove regiões e entre as nove uma seria a do Minho. Entretanto e após negociações várias( a "malta" lá de baixo nunca concorda com nada e manda e desmanda na nossa vontade), chegou-se a um consenso e optou-se com a concordância dos partidos assima referidos, de só ficar a região de Entre-Douro e Minho, o que a meu ver será sempre melhor que aquilo que temos neste momento, ou seja nada. Mas que de facto partilho da ideia inicial do PCP e PEV, partilho pois, estaríamos em vantagem a disputar só com o distrito de Braga todas as beneces que a regionalização nos trará e não só, acredite também que não é preconceito, mas sim certeza daquilo que é o cérebro humano e em muitas matérias, Porto/Braga e Viana não se entenderão, penando o mais fraco, claro! Concordo consigo, antes regionalizados e Norte que centralizados como estamos e desnorte! Apesar de achar que Viana do Castelo, não se conseguirá impor a Braga e ao Porto( daí a minha discordância ) por certo a nossa voz se irá ouvir! Continuo na mesma a preferir uma região a duas capitais do que a três! O povo tem de mostrar a quem governa as suas pretensões e já agora porque não criar um partido como o excelentemente referido no seu artigo? Partido do Minho! E se isso acontece, como ficaria este partido novo que aqui apresenta? Sei que teríamos aqui "pano para mangas" para discutir! Sem me querer alongar, bem haja!

    ResponderEliminar
  4. Caro Sérgio:

    Tenho vindo a acompanhar o Movimento que visa criar um partido virado para o tema da regionalização, pelo blogue RENOVAR O PORTO
    (http://renovaroporto.blogspot.com/2010/09/partido-do-norte-abriu-sede.html).
    O Movimento começa agora a ganhar visibilidade na comunicação social, parecendo ser irreversível a sua implantação definitiva.
    No referido blogue disporá de matéria suficiente
    para encontrar as razões e objectivos dos seus promotores, que acrescem conhecimentos para a formação de uma opinião pessoal sobre o assunto.
    Cpts.

    ResponderEliminar
  5. Regionalização é importante para criar TACHOS para os boys e betos cá do norte.
    Aumenta a despesa, aumenta a burocracia para satisfazer o ego dos provincianos.
    Não se esqueçam de propor uma campanha do "vai para fora, cá dentro" da região, porque para os do norte, o destino da moda são os allgarves.

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...