quarta-feira, 11 de agosto de 2010

TUDO A ARDER!

      Vista a partir de Lanheses do fogo que grassa na Monte de São Silvestre, na
terra de Manuel Machado, em Cardielos.

 
        Pouco passava das 13 horas e já o fumo que se levantava no sopé do lado nascente do monte de São Silvestre, em Cardielos, a confrontar com Nogueira, denunciava o início do fogo no miradouro donde melhor se pode colher uma fantástica vista sobre o vale do Lima, começando a desenhar-se um cenário de nova catástrofe ambiental.
   
         Duas horas mais tarde no regresso de Viana do Castelo pela EM 202, já as chamas emergiam, medonhas, a poente da montanha, depois de contornarem a parte norte, começando a ameaçar a zona habitacional, a sul. Qual maré negra, o céu azul tornou-se breu e o ar irrespirável. Mesmo assim, talvez algumas centenas de curiosos automobilistas, ocupavam com as viaturas as bermas da estrada e o trânsito, congestionado pelo encerramento da A-27, obrigava a circular em marcha reduzida e de luzes acesas.

          Perto do Monte de Santa Luzia, do lado nascente e, presumivelmente, na zona do Estádio Manuela Machado, levantava-se aí uma nova frente de fogo que, a não ser extinto, colocará em risco, mais uma vez, a floresta que circunda a encosta da montanha ex-libris de Viana do Castelo.

         Este cenário de destruição do património florestal e imagem de marca do verde do Alto-Minho já vem de alguns dias a esta parte. Tanto a montante, na zona limiana, como a norte na Serra 'Arga, a sul e a poente, os fogos multiplicam-se de tal forma que não podem ser explicados como fenómenos espontâneos e acidentais.
 A sul de Viana do Castelo, há dias que há fumo no ar.

         Para agravar esta crítica situação vivida, levantou-se com intensidade inimiga o vento característico que nesta época do ano tanto irrita os vianenses e os turistas que nos visitam,

         Como as florestas, arde um património que leva décadas a reconstituir-se, arde de ansiedade e medo a população atingida, ardem de desgaste as corporações dos abnegados soldados da paz, arde o dinheiro dos nossos impostos e, até, arde de impaciência o ministro Rui Pereira que não vê solução para por termo a esta verdadeira calamidade nacional.

        ESTÁ TUDO A ARDER!
Nevoeiro de fumo quase faz desaparecer a Serra d'Arga, a norte de Lanheses.

1 comentário:

  1. Muito triste a viagem que se faz de automóvel de Lanheses a Viana e vice-versa, observando um rasto de destruição por estes montes fora!!! Meu Deus como está então o monte de S.Silvestre...estes dias não estive por cá, pois ausentei-me em férias ( um homem por vezes também precisa viajar e conhecer outras paragens ), qual não é o meu espanto quando sexta-feira passada, faço pela primeira vez a viagem Lanheses - Viana!!!! Que espectáculo desolador!!! Que barbárie...e não me venham com a treta dos fenómenos naturais, pois onde gozei férias as temperaturas estavam na casa dos 40 graus de dia e noites a rondar os 30 graus e nunca vi o minímo vestígio de fogo...algo na nossa justiça não vai bem para que crimes como este continuem por punir severamente...depois surgem os Mario Soares e outros que tal a falar destas questões...vergonhoso no mínimo, para o ser Humano!!! Perdoem-me o desabafo!

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...