sábado, 21 de agosto de 2010

ROMARIA D'AGONIA: SOL, FOLCLORE E SIMPATIA.

         
  Revista de Gigantones e Cabeçudos, é um dos momentos mais espectaculares da Romaria da Senhora d'Agonia, a decorrer em Viana do Castelo até amanhã,  que leva à monumental Praça da República, a sala de visitas do velho burgo da cidade. uma multidão de forasteiros para apreciar a animada movimentação dos gigantones e cabeçudos e ouvir o barulho ensurdecedor de dezenas de bombos das fanfarras à compita e a coreografia dos seus movimentos.

          Momentos antes, no coreto levantado junto do monumento a Caramuru, a banda de Vila Nova de Anha tocou melodias de sabor popular, as últimas com a colaboração dos artistas vianenses, João e Elsa Gomes, tendo esta última interpretado os versos de Pedro Homem de Mello celebrizados pela voz da divina Amália Rodrigues, "Havemos de ir a Viana", com todo o público presente no recinto a cantar e a aplaudir.

          Com o estado do tempo a colaborar, Viana do Castelo, consagrada como a capital do folclore  português, vai ter dentro de momentos outro dos grandes eventos do programa das festas com o desfile etnográfico e de costumes pelas principais ruas da cidade, verificando-se desde muito cedo, ao longo do percurso estabelecido, centenas de cadeiras reservadas e bancadas para a multidão que se prevê vir assistir a este espectáculo de cor e beleza incomparáveis.

7 comentários:

  1. Estou de acordo com o Sr. Remígio, a revista de Gigantones e cabeçudos é sem dúvida um dos marcos mais característicos da nossa Romaria! Ao ver estas imagens e não só, orgulho-me de ser vianense e desta minha terra tão rica em etnografia! VIANA É FOLCLRORE, VIANA É AMOR!

    ResponderEliminar
  2. Eu "passso-me" com este número!
    Mas a Romaria de Viana é, toda ela, "de mais".

    ResponderEliminar
  3. É realmente estrondoso, no mínimo, assistir a este numero, que é a Revista de Gigantones e Cabeçudos! Ainda sou daqueles que aprendeu a fazer Gigantones e ainda o sei fazer! Fui criado pelos meus pais nestas lides desde muito novo e as festas da nossa cidade estão-me no sangue em especial e com muito carinho os Gigantones e Cabeçudos, assim como os grupos de bombos, antigamente chamados, zabumbas! Não desfazendo claro está todos os outros numeros do cartaz da nossa festa, mas este, ui...faz-me vibrar!!!

    ResponderEliminar
  4. Deve ser um gozo fazer o "boneco" dos cabeçudos. Eu adoraria.

    Cumprimentos,

    ResponderEliminar
  5. Quando quiser experimentar é só dizer! Prepare-se para sujar as mãos, mas por uma boa causa! Eh eh eh! Abraço.

    ResponderEliminar
  6. sérgio oliveira:

    Conte comigo, à primeira oportunidade.

    ResponderEliminar
  7. vcs são uns fela da puta !!!

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...