domingo, 29 de agosto de 2010

INCÊNDIO DESTROI CARPINTARIA (em actualização)

  
          Um incêndio que deflagrou esta madrugada no armazém da carpintaria de Francisco Dias, no lugar da Rocha, devorou por completo a ala poente das instalações que serviam de armazenamento do stock de madeiras para confeccionar.

          O sinistro terá tido início cerca das seis horas da manhã, dele se tendo apercebido uma moradora do lugar que, de imediato, procurou ajuda junto do seu vizinho António Costa, residente nas imediações do incêndio que, por sua vez, deu conhecimento ao responsável da carpintaria em chamas.

          Alertados os bombeiros, estes compareceram no local e iniciaram o combate ao fogo, tendo conseguido circunscrevê-lo à parte onde se encontravam madeiras secas e obra já feita, evitando a sua propagação à zona da laboração onde se encontram as máquinas, as quais nada sofreram.
          `À hora em que escrevemos esta notícia prosseguem as operações do rescaldo, tendo sido para o efeito usada uma escavadora para remover os destroços.

           Segundo o encarregado da carpintaria, Benjamim Rocha, no local encontravam-se uma considerável quantidade de madeira seca, alguma dela exótica de elevado custo, bem como obra já pronta para entrega num valor total estimado de cinquenta mil euros, não podendo garantir, neste momento, que o seguro contratado possa cobrir , ainda que parcialmente, o prejuízo.

            Não são ainda conhecidas as causas do incêndio não sendo de excluir a hipótese de ter origem na ocupação ilegal do espaço por pessoas que, vindas da romaria de São João d'Arga, tivessem usado o local de fácil acesso, para práticas ilegais.

            Uma força da GNR do posto de Lanheses, compareceu no local para tomar conta da ocorrência e proceder ao inquérito para apuramento de responsabilidades.

            Ainda recentemente demos conta neste blogue, com inserção de fotografias, da antiga fábrica da telha e olaria que ali, em tempos funcionaram, chamando a atenção para as suas interessantes colunas e paredes construídas pelo tijolo burro cozido nos fornos existentes no mesmo local onde agora ocorreu o incêndio.

EM BAIXO: as instalações atingidas, antes do incêndio.
 A parte destruída pelas chamas.

Lindo pormenor interior da parte destruída.

2 comentários:

  1. Se me arranjar o seu e-mail posso enviar algumas fotos da fase mais activa do incendio.

    ResponderEliminar
  2. remigiocosta@sapo.pt

    Grato, pela disponibilidade.

    Remígio Costa.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...