domingo, 1 de agosto de 2010

CAMINHAR EM DARQUE: DO RIO ATÉ AO MAR!

                                                                                                                                             Controle  e abastecimento antes da partida. 

         A vila de Darque, donde se pode avistar uma extensa e belíssima paisagem da cidade de Viana do Castelo e da foz do Rio Lima, o mar e a montanha de Santa Luzia, foi o cenário onde se realizou a caminhada do "Dia Mundial da Conservação da Natureza", integrada no programa da Câmara Municipal de Viana do Castelo "Vencer a Idade Com Saúde".

          A partida foi dada junto ao viaduto que acabou com a "guilhotina" que constituía a passagem sobre a via férrea e tantos vidas custou ao longo de demasiados anos para, descendo por entre o casario do velho burgo de pescadores, aceder à margem esquerda do Lethes.
Vencedores dos mares, com direito a reforma.
    
            À vista dos caminhantes revelou-se, então, a fotografia viva da paisagem da margem direita e, para lá das ínsuas e dos barcos no rio, surgiam as casas brancas com os telhados vermelhos das povoações de Santa Marta de Portuzelo, Meadela e, já à apontar para a Montanha de Santa Luzia, Perre vinhateiro e farto.
A Montanha de Santa Luzia e a ponte Eiffel.     

-Olha, aqui era a seca do bacalhau pescado lá nos mares gelados do Mar do Norte, dizia alguém apontando para as estruturas geometricamente alinhadas onde o "fiel amigo" , exposto com a sabedoria de muitos anos aos raios solares e ao clima propício, adquiria aquela cor amarelada e um sabor únicos. As letras desenhadas a branco no armazém ainda de pé, têm o simbolismo de uma epitáfio carregado de melancólica carência: Empresa de Pescas de Viana.

 Aqui, "secava" o famoso bacalhau de Viana.

           O grupo atravessa junto à rotunda da entrada da Ponte Eiffel, a  famigerada nacional 13 e embrenha-se na vereda que leva às primeiras casas antes de chegar ao arvoredo do Cabedelo e às ruínas (que lástima...) do Luzia Mar, que foi em tempos uma referência da noite vianense, e, depois de percorrer um passadiço extenso atinge, junto à zona dos cafés e restaurantes da praia, o ponto onde o Lima torna mais doce o sal do mar.

        
Ventre velho dá lindas flores.

Agora, é Santa Luzia e a urbe ribeirinha de Viana, com os seus afamados Estaleiros de Construção Naval, que servem de cenário aos alongamentos ministrados pelo professor João Viana e à fotografia da praxe, onde se juntam ao grupo os professores Isabel e Meira,

           É, Freixieiro de Soutelo, sábado 7, estamos aí. Não, não. Nós sabemos que não é festa da Senhora da Cabeça, embora alguns de nós estejamos a precisar de um milagre para melhorar as nossas cabecinhas...
          
 Põe-te a pau, Maria Albertina... "como foste nessa de chamar..." -A.Variações.
           


        

1 comentário:

  1. MVVC - Museu Virtual Viana do Castelo

    www.mvvc.ipvc.pt

    O primeiro guia turítico virtual, construído sob um processo de investigação em Turismo, com especialização em Desenvolvimento.

    Viste Viana. Faça Turismo!

    ResponderEliminar

A FESTA AO ORAGO SANTO ANTÃO ONDE OS ANIMAIS NÃO VÃO.

             Santo Antão, santo patrono dos animais, é venerado há muitos anos numa capelinha erguida no cimo de um pequeno morro sito no lu...