quarta-feira, 9 de junho de 2010

PORTAGENS NA A-28: AS EXCEPÇÕES FAZEM A REGRA.

http://static.publico.clix.pt/imagens.aspx/302945?tp=UH&db=IMAGENS&w=350                                                               O governo acaba de confirmar o seu propósito de cobrar portagem na A-28, mantendo-se indiferente aos pressupostos legais que estabeleceram as regras para a cobrança nas vias SCUT.
         Sem coragem para impor a universalidade das suas decisões a todas as regiões do País optou pela tributação em alguns troços daquelas vias, mantendo outros isentos de pagamento.
         Sendo o norte a região mais desfavorecida do País, e da União Europeia, o mínimo que se poderia esperar é que lhe fosse dado o mesmo tratamento de que beneficiam os portugueses do Algarve os quais, felizmente para eles, usufruem de um nível de vida bem superior ao nosso.
         Poder-se-à invocar que a A-28 não terá portagens entre Caminha e Esposende e, A-27 entre Ponte de Lima e Viana do Castelo, fica da mesma forma isenta. Significa isto que, num raio de, aproximadamente, 25 Km., a utilização das SCUTS, não contribuirá para uma maior degradação do custo de vida da nossa região. Porém, é sabido que as exigências de mobilidade na obtenção e manutenção do posto de trabalho comportam deslocações longas que deverão ser feitas o mais rapidamente possível e com o menor custo.
         Para que se tenha uma dimensão aproximada da incidência da taxação no rendimento familiar de um utente obrigado a utilizar a A-28 entre Viana do Castelo e o Porto, o dispêndio obrigatório mensal orça  240 €! Uma insignificância, obviamente, para um vencimento que ronde uns quatro mil euros mensais...
        
      

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...