sábado, 15 de maio de 2010

VIRADO AO N

            LIXO E CIVISMO.

                      LIXO.

                      Terminaram as cerimónias religiosas no Santuário de Fátima e quatrocentas mil pessoas que lotaram por completo o recinto, entre a nova Igreja do Santíssimo Trindade e o primitivo templo, abandonaram aquele lugar místico e sagrado.
                       O olho indiscreto da câmara da TV, percorre de uma ponta à outra o local onde decorreram as cerimónias e fixa-se, por breves momentos, num amontoado de lixo formado em frente da capelinha das aparições junto a uma bica de água ali existente.



                      CIVISMO.

                       Na Avenida dos Aliados, cento e cinquenta mil pessoas compareceram à missa celebrada por Sua Santidade o Papa. No palco levantado em frente à Câmara Municipal do Porto, vasos de lindas flores complementavam a beleza da estrutura criada por Siza Vieira, dispostos na base e a toda a largura da tribuna.
                       Mal Sua Santidade dali se retirou, centenas de presentes tomaram de assalto as flores ali colocadas e apropriaram-se delas, não de uma, o que poderia ser levado à conta de guardar em  casa uma recordação do momento especial ali vivido, mas verdadeiros ramos, até todas terem desaparecido. Quando isso aconteceu, foram os próprios vasos que despertaram a cobiça de alguns devotos verdadeiros que ali estavam, conforme denunciou a locutora de serviço.

                       Há, ainda, um longo, muito longo caminho a percorrer até merecermos o privilégio de todos podermos viver, por inteiro, em pleno século XXI os direitos da cidadania e da democracia.

                

Sem comentários:

Enviar um comentário

ESQUELETO DE REDODENDRO TEM FOLHAS SEM FLORES

                        O que resta do rododendro de que venho a dar anualmente notícias da sua progressiva degradação física, produziu aind...