quarta-feira, 12 de maio de 2010

SUA EXCELÊNCIA E AS SUAS EMINÊNCIAS.

     
            Como Primeiro Ministro de Portugal, o senhor engenheiro José Sócrates, apresentou a Sua Santidade o Papa, os cumprimentos protocolares devidos a um Chefe de Estado em visita oficial ao nosso País.
            À saída do encontro privado que teve com o Santo Padre, a terceira figura do Estado Português, referiu-se ao mais alto representante da Igreja Católica usando, repetidamente, a fórmula "Sua Eminência", quando, nas declarações que prestou aos jornalistas, se quis referi ao ilustre visitante.
            Quando ouvi o Chefe do Governo do meu País proferir aquela expressão pela primeira vez, levei-a à conta de um natural lapsus linguae, facilmente desculpável numa conversa quase informal como era a mini entrevista que concedeu à saída da Nunciatura. Porém, o uso por mais, pelo menos quatro vezes, da referida expressão e a firmeza que me pareceu notar no tom em que a fez, deu-me a convicção de que o senhor Primeiro Ministro não estava distraído mas, pelo contrário, bem consciente do recurso a tal  tratamento.
            Não me arrogo de possuir grandes conhecimentos em regras de etiqueta e ainda menos de formalidades protocolares de actos públicos. Todavia, do que aprendi no início da minha formação católica (que julgo ser a mesma que teve na juventude o ex-católico José Sócrates) e académicas (distintas também no curso e estabelecimento de ensino frequentados) e profissionais e do saber empírico que sempre se vai adquirindo ao longo da vida, para quem por ela passa com ouvidos e olhos interessados, julgo estar habilitado em informar Sua Excelência o Primeiro Ministro de Portugal, de que o tratamento compatível a conceder àquele alto dignitário da Igreja Católica deveria ser

                      SUA SANTIDADE, O PAPA ou, de forma mais simples, SANTO PADRE.
        

1 comentário:

  1. Eminencia já é muito bom para um papa que devia estar preso por esconder casos de pedofilia.

    ResponderEliminar

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...