quarta-feira, 19 de maio de 2010

AS ALMINHAS DE LANHESES (V)

   
      "Passamos pelas coisas sem as ver,
            gastos como animais envelhecidos"
                

            Chamei aqui o poeta Eugénio de Andrade para  melhor enquadrar a divulgação das alminhas cuja existência era até hoje, para mim, completamente desconhecida mesmo que a sua localização se situe numa via que utilizo muito frequentemente e estejam bem visíveis, mas de que nunca tinha dado conta. Com efeito existe na Rua de Lamas, na parede exterior de um pequeno coberto rústico restaurado, cuja proprietária é Alice Franco,um nicho em formato de alminhas tradicionais mas que, segundo averiguei, de construção relativamente recente pois não terá muito mais do que duas dezenas de anos.
             Considerando que o antigo caminho de Lamas tinha uma circulação de pessoas bastante limitada, pois que servia principalmente o acesso à veiga, não seria muito plausível a sua existência neste sítio. Tudo parece indicar que o seu construtor terá recuperado uma parte destas construções e utilizou-a para reconstituir uma réplica destas reminiscências dos crentes católicos.
             Mesmo sem possuir o passado místico de outros nichos de que temos vindo a falar não quis deixar de integra-lo no rol dos nichos com interesse para a história da nossa freguesia.
              
             

          

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...