quarta-feira, 7 de abril de 2010

O LARGO DA FEIRA

        Largo da Feira
    O desenho actual do Largo da Feira data do final do ano de 1940. Até aí, o Centro Cívico da freguesia de Lanheses havia de passar por várias obras de requalificação e alargamento, as quais se iniciaram a partir de 1928, altura em que foi elaborado o primeiro projecto conhecido. As alterações operadas depois daquela data não foram relevantes para adulterarem a traça original do espaço público e, no que aos prédios urbanos circundantes respeita, são escassas as intervenções efectuadas com impacto na sua matriz então aprovada.


Lado Norte
           



O PELOURINHO (Jardim do Paço)
(em cima)
         A tradição popular conhece o local por LARGO DA FEIRA, nome que resulta do certame quinzenal que ali se realizava, criado em 1796, após processo não isento de percalços e agitação popular atendendo a que a vizinha freguesia de Meixedo não aceitou de ânimo leve a extinção da feira que existia no seu termo e concorria com a de Lanheses.
Em acto de reconhecimento e de gratidão, foi
alterada a toponímia consagrada pelo povo, o que veio a acontecer numa sessão da Junta de Freguesia promovida em 1947, passando oficialmente o recinto a designar-se por "Largo Capitão Gaspar de Castro - Benemérito", designação que mereceu a aprovação da recente implantação da nova toponímia de Lanheses. Esta nomeação do grande benfeitor e responsável pelo desenvolvimento que Lanheses viveu a partir do segundo quartel do século XX, não teria sido aceite sem  reservas por parte de várias pessoas de destaque da sociedade local, sem que tivesse sido posto em causa a justa consagração ao benfeitor.
                                                     
                               Em 2002, o local veio a ser objecto de nova e, até agora, última intervenção urbanística. Para além da substituição da rede de saneamento, os autores do projecto entenderam substituir as colunas em tijolo burro vermelho de fabrico local, que delimitavam os arruamentos ligados entre si por canos de ferro, por muros lisos de cimento compacto. À calçada primitiva em paralelipípedos sucedeu uma nova em cubo de granito azul, inclinada. O fontanário, existente na parte norte desde 1940, havia de ir cair no topo do passeio principal tendo a seu lado os contentores destinados à recolha de lixo, no início da Avenida Rio Lima (a forte contestação popular que se gerou em volta desta mudança levou o actual executivo da Junta a deslocalizá-lo para o local da sua implantação inicial). A nascente, para além do arranjo do espaço na linha adoptada, foi criado um local para estacionamento automóvel para quatro viaturas. O cruzeiro ali existente, que alguém autorizou a edificar no meio da estrada, foi, obviamente, colocado no sítio adequado. A poente, por força de uma querela a decorrer no tribunal, o anedótico posto de abastecimento de combustível parece vir a merecer classificação de monumento de interesse público nacional, tão longe parece estar ainda a resolução do
diferendo.
Antigo posto da extinta SACOR


            Entretanto, a feira quinzenal passou definitivamente provisoriamente, para junto da entrada principal da Escola EB 2,3/S, Agrupamento Escolar Arga e Lima, onde sobrevive agonizante aguardando o remédio que a livre da eutanásia a que, mais cedo do que tarde, irá sucumbir.

Varanda restaurada (Casa da Feira)




Em baixo: Centro Comercial Santa Eulália
     No Largo Capitão Gaspar de Castro-Benemérito concentra-se, por assim dizer, todo o comércio e serviços da actualidade lanhesense, por pouco pesar nela a reduzida expressão existente nos lugares da Forcada e Corredoura e Santo Antão, onde, em relação ao primeiro, há um equipamento da área de reparação e comércio de viaturas automóveis, um stand que os vende em segunda mão, armaria, mercearias, cafés, talho, oficina de reparação e venda de máquinas e alguns outros serviços menos específicos e, nos dois últimos, apenas mercearias.                                                               

            No espaço limitado do largo funciona um mercado diversificado, onde predomina a gestão empresarial familiar se bem que, nos últimos anos, tenham aparecido iniciativas empresariais inovadoras para o comércio tradicional já existente, sejam da criação de residentes ou de forasteiros que aqui se pretendem fixar.


Correios (em cima)
e
Centro de Saúde
(em baixo)
                           O Tasco do Neu                                                                                   Poliópticas

            Sem pretender criar uma lista exaustiva o Largo Capitão Gaspar de Castro - Benemérito e zonas limítorfes oferecem, hoje, serviço público de saúde, ensino básico e secundário, equipamento para a prática de desporto e lazer, correios, cafés, restaurantes, padarias, clínicas dentárias, laboratório de análises clínicas, escola de condução automóvel, farmácia, óptica, papelarias e totoloto, escritórios de engenharia civil e contabilidade, salas de estética e massagem, centro médico de osteopatia, salões de cabeleireira, pastelarias, lojas de venda de roupa e calçado, lavandaria, retrosaria e bordados, venda de electrodomésticos, ourivesaria, fotógrafo, apoio e venda de computadores, peixaria, talhos, drogarias e ferragens, bancos, caixas multibanco, companhias de seguros e representações, delegação do Grémio da lavoura e casa de farinhas para criação de animais, floristas, latoaria, garagem de bicicletas, advogado, mini-mercado, frutarias, venda de móveis, escritórios de empresas, praça de táxis, oficina de reparação e pintura de automóveis, rede de serviço público de transporte de passageiros, bomba de abastecimento de combustível, parque de estacionamento automóvel, salão de jogos, turismo de habitação, parque de lazer. O recinto recebe, episodicamente, eventos de natureza cultural, desportiva e recreativa de iniciativa associativa local ou da entidade administrativa da freguesia.
Entrada do jardim da Casa d'Almada          
Vista parcial do Largo(em cima)
Aspectos da actual feira, junto ao Agrupamento Escolar
(em baixo)

  
             O antigo edifício da Junta de Freguesia

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...