quinta-feira, 22 de abril de 2010

A FESTA DE SANTO ANTÃO.

        
   Um grupo de jovens de Lanheses assegura, este ano, a realização da típica romaria de Santo Antão, o orago protector dos animais doméstico, São Silvestre e São Sebastião, que tradicionalmente desde longa data se vem realizando na capelinha do Largo que tem o seu nome.
            O calendário da festa decorre entre os dias 13 a 16 de Maio próximo, data coincidente com o decurso do período de quarenta dias após a celebração da Páscoa até à Ascensão.
            Do programa merecem especial destaque:
            DIA 14 - ARRAIAL NOCTURNO, com início às 22 horas, com a realização do 4º Concurso de Concertinas e Cantares ao Desafio.
          
             DIA 15 - Ás 17 horas, abre o bar da Comissão de Festas, para proporcionar a degustação do famoso CABRITO  "à moda de Santo Antão", para gáudio dos habituais apreciadores do apetitoso manjar.
            Pelas 22 horas, iniciará o conjunto vianense COSTA RICA, um concerto musical que se prolongará até às 12 horas da manhã.
            DIA 16 - O domingo é o dia consagrado ao carácter religioso da romaria, estando marcada para as 11 horas uma MISSA SOLENE na Igreja Paroquial. Pelas 15H30, o conjunto de Escoteiros de Mujães iniciará a sua participação na festa, seguindo-se uma PROCISSÃO a sair da Igreja até à capelinha de Santo Antão.
            O evento encerrará com a realização de um leilão, onde é possível adquirir recheados cabazes das ofertas das mordomas, onde predominam os produtos de produção caseira, sempre muito gostosos e apreciados.
    

1 comentário:

  1. Caros lanhesenses:
    A Festa de S.to Antão não deve acabar.
    Eu sei que ao longo dos ultimos anos, houve dificuldade em mantê-la. Não é preciso uma festa muito despesista. A parte religiosa e o salutar convivio (com os respectivos comes e bebes) chegam perfeitamente. Até nem é preciso um conjunto musical caro. Agora o que é necessário, isso sim, é não deixar de fazer a Festa. Haverá em Lanheses sitio mais bonito que este?. Concerteza que não.
    Não se lembram as pessoas que viveram as romarias no passado, com os animais à volta da capelinha, e recordam com saudades esse tempo?
    E que bonita é a porcissão a chegar à capelinha, numa manifestação de fé que o tempo moderno ainda não apagou.
    Não meus amigos, não deixemos acabar esta festa tão bonita. Nos dias 14, 15 e 16 de Maio vamos todos lá estar e depois digam-me se eu não tenho razão.
    E já agora uma palavra de apreço ás pessoas, que (pelo menos este ano) não deixaram cair A FESTA DE SANTO ANTÃO.

    ResponderEliminar

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...