quarta-feira, 21 de abril de 2010

AS "ALMINHAS" DE LANHESES

       
  As alminhas são nichos ou painéis pintados existentes junto às bermas de estradas e caminhos, destinados a pedir orações pelas almas dos mortos, representadas nas chamas do Purgatório, consagradas a figuras de santos e símbolos religiosos para as libertar. São ainda muito comuns entre nós, se bem que, muitas delas, já tenham desaparecido ou deixaram de ser objecto de culto.
            Das cinco que em Lanheses estão identificadas só numa subsistem indícios de cuidados dos devotos, representados pelos círios ou lamparinas acesos e flores ali colocados. As quatro restantes, de que iremos falar a seu tempo, não são já objecto de atenção dos crentes.
            Iniciamos este registo pela que se encontra localizada na casa que pertenceu a Maria da Clara, ou Maria Lagoela, habitada presentemente por uma das suas filhas. É um nicho escavado numa pedra granítica encimado por uma cruz, incrustado no muro que limita o quintal, junto à habitação. O facto de estar alguns metros afastado da berma da estrada deve-se a que o caminho original, que passava rente à alminha, foi eliminado a quando da construção da actual estrada, a qual foi alinhada uns metros à sua frente. Perdeu-se no tempo a data e o autor deste ícone do passado religioso da freguesia.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...