quinta-feira, 18 de março de 2010

O LARGO DE SÃO JOÃO

            O Largo de S. João tem a sua única referência na capelinha de São João Baptista, cuja fundação remonta aos finais do terceiro quartel do século XVII quando, Domingos Gomes Barbosa e sua mulher Natália e Abreu Pedrosa, tendo procedido à edificação do templo na quinta de sua propriedade, requereram e alcançaram autorização para ali ser celebrada missa. Nesta data, a pequena ermida, mantém a qualidade de propriedade particular, sendo seus actuais donos os herdeiros de António Alberto Franco da Silva (Pensais), mas apenas acolhe actos religiosos em esporádicas ocasiões festivas.
             O espaço, também ele objecto de arranjo urbanístico relativamente novo, tem implantados algumas árvores e bancos de pedra.
            Anualmente, ali se celebra um animado arraial em honra do popular santo que dá o nome ao recinto, a 24 de Junho, tendo como número mais relevante o desfile de marchas populares onde participam os briosos e esmerados moradores do lugar da Forcada, a que pertence, os quais não abdicam de sustentar uma longa tradição de que muito se orgulham de preservar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

NOVILHOS DA PÁSCOA DE PRODUÇÃO DOMÉSTICA

                  Foram selecionados os produtores dos novilhos donde sairão os "bifes da Páscoa" como é uso e costume na quadra p...