segunda-feira, 1 de março de 2010

CEGONHAS NO CÉU DE LANHESES!

            TRÊS CEGONHAS andam há dias a sobrevoar as casas na zona dos lugares da Agra e Feira indiciando estarem a seleccionar local onde possam construir ninho.
            Tive oportunidade, já na semana passada, de dar pela presença de uma delas pousada na chaminé da antiga Casa do Povo, pensando tratar-se de uma situação esporádica, de fugaz passagem da ave por estes sítios, por ser fenómeno raro por estes lados.
         HOJE, constatando de novo a permanência da ave no mesmo local, apercebi-me que, afinal, mais um casal evoluía, planando em círculos sobre o casario, enquanto a primeira que antes avistáramos, dava conta da sua presença emitindo sons estridentes gloterando, isto é, batendo uma contra a outra as duas partes do bico (estes animais não têm faringe sendo incapazes de produzir sons vocais).
          Entretanto, Paulo Rio, comerciante no Largo da Feira, que se apercebera do meu interesse pela presença das simpáticas forasteiras, informava-me de que aquela espécie protegida, tinha iniciado a construção de ninho na chaminé do actual centro comercial, mas que os primeiros materiais por elas ali colocados foram removidos pela forte ventania que se tem feito sentir ultimamente gorando-se, por agora, ao que parece, a possibilidade das cegonhas ali se fixarem.
 Esta espécie é pouco comum neste habitat suscitando alguma curiosidade o facto de estarem agora a tentar a fixação por estas paragens, sendo certo que, como se sabe, há neste momento em Santa Marta de Portuzelo, uma família destes animais em fase de procriação, com dois filhotes.
    Oxalá, os simpatiquíssimas cegonhas, escolham ficar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...