sábado, 20 de fevereiro de 2010

O LARGO DA DEVESA



Na realidade, o Largo da Devesa, não é um espaço público pleno, uma vez que se trata de uma pequena parcela de terreno particular vedado, em triângulo, circundado por uma via de trânsito de uso comum.
    A sua principal característica provém da existência no local de uma carvalho de grande porte e de uma carvalheira fêmea, de tamanho mais reduzido e com evidentes indícios de degradação. No recinto foram plantadas algumas oliveiras novas.
    Os espécimes de carvalho referidos foram objecto de requalificação por parte das entidades públicos e catalogados como árvores de interesse nacional, calculando-se a sua idade em várias centenas de anos.
   


    Sendo um espaço interior não está exposto às consequências de um trânsito intenso o que, sem dúvida, é um benefício que valoriza a qualidade de vida dos seus moradores. Está bem servido de vias de acesso e a sua localização geográfica permite aceder rapidamente a qualquer bem ou serviço de que os moradores possam carecer.
    As moradias ali existentes apresentam, algumas delas, traços das antigas habitações típicas minhotas, estando todavia bem cuidadas e airosas, sem que, as mais recentes e modernas, provoquem qualquer impacto dissonante.
    Não existem no local lojas comercias ou industriais.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ROMARIA DE NOSSA SENHORA DA ENCARNAÇÃO, EM VILA MOU, VIANA DO CASTELO

                   A Romaria de Nossa Senhora da Encarnação é uma antiga celebração católica que decorre na freguesia de Vila Mou, do concel...